Há 16 anos, a Fundação Giacomo e Lucia Perrone, situada no bairro de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, oferece gratuitamente atendimento para crianças de até 12 anos com famílias de baixa renda que tenham paralisia cerebral, síndrome de Down, hidrocefalia, microcefalia, além de outras neuropatologias.

Atualmente, o centro conta com 21 profissionais voluntários, nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e até assistência odontológica, para atender uma demanda de cerca de 120 crianças. As mães também recebem apoio da instituição, através de rodas de conversas para expor os problemas enfrentados no dia a dia, e de acordo com a necessidade, acompanhamento psicológico.

Fundação Perrone | Foto: Reprodução Facebook

Mesmo com toda dedicação e apoio voluntariado, a Fundação passa por impossibilidades de atendimento. O centro aceita qualquer tipo de doação. Os interessados podem colaborar de através de trabalhos, roupas, mantimentos e contribuições financeiras.

Como entrar

Para obter atendimento, são necessários dois procedimentos: avaliação com assistente social para determinar a condição socioeconômica da família (carente) e avaliação para determinar a adequação da patologia aos tratamentos oferecidos.

O padre Dom Michele Perrone fundou a instituição há 16 anos | Foto: Reprodução Facebook

História

O centro foi criado há 16 anos pelo padre italiano Dom Michele Perrone, durante uma viagem que fez ao Nordeste brasileiro e foi surpreendido pela falta de tratamento que as crianças necessitavam. O sacerdote vendeu uma casa que tinha na Europa e dedicou-se desde então à construção e melhorias do espaço.

Curso de Italiano

Além dos tratamentos, a fundação oferece gratuitamente aulas de italiano. Serão abertas duas turmas com início nos dias 13 e 18 de março, nas terças e sábados, respectivamente.

Fundação Perrone
Rua Osório Borba, 172 – Piedade
(81) 3462-4375.