Um movimento envolvendo jovens com idade entre 19 e 23 anos, com foco no incentivo de diversas práticas culturais, ligadas a atividades artísticas em Jaboatão Centro, vem desde 2015 ocupando espaços públicos e órgãos municipais. A AJAX (Associação Jaboatonense de Artes Geração X) promove espetáculos e ministra cursos para jovens de baixa renda da cidade.
“Tudo começou dentro de movimentos estudantis quando estudávamos nas escolas públicas do estado. Produzíamos eventos e espetáculos. Com o tempo, criamos a Academia Jaboatonense de Artes e depois oficializamos tudo”, explica Pedro Faustinus (23), um dos fundadores da Associação.
A entidade oferece curso de audiovisual, desde a captação de imagens, áudio, edição e finalização. Oficinas de teatro e dança também fazem parte do repertório disponibilizado.

Calendário
Com um calendário anual que envolve mostras de dança, exposições de fotografia e a encenação d’A Nova Paixão de Cristo de Jaboatão, o grupo, que existe há três anos, estreou no Espaço Criança Esperança, com a peça Secret. Ocuparam na gestão anterior da Prefeitura, o Teatro Samuel Campelo, com musicais integrados nos movimentos de luta contra o preconceito, racismo e desigual de gênero.

Num dos espetáculos de maior sucesso de público, com aproximadamente mil pessoas nos dois dias de apresentações, o Illusion, rendeu comentários de artistas como a atriz Carolina Ferraz, que teceu elogios ao grupo. “A força de vontade é o que nos torna extraordinários em tudo que nos propomos a fazer”, comentou.
Paixão de Cristo
A sede do grupo fica no Oratório Dom Bosco da Rede Salesiana de Ensino, mas as ações estendem-se à Casa da Cultura de Jaboatão. Os 48 jovens, que compõem a instituição irão encenar a Paixão de Cristo depois da experiência adquirida no teatro fechado. “Decidimos assumir o compromisso e apresentamos o projeto à Prefeitura. Recebemos apoio e não esquecemos nosso lado social”, lembra Pedro.
Para assistir à peça, que vai de 30 de março a 1 de abril, às 19h, no estacionamento da Praça do Rosário, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível que serão doados a comunidades carentes do Jaboatão dos Guararapes.
