O Carnaval é uma das únicas épocas do ano em que morar em Candeias ou Piedade pode se torna um grande trauma na vida do folião. Nada é tão esperado e temido quanto à linha de ônibus Rio Doce/Barra de Jangada, famosa lenda urbana por fazer o segundo percurso mais longo da Região Metropolitana do Recife.

Não tem expresso folia além da curva do Sesc. É ele mesmo e não podemos fazer nada este ano para mudar isso. Thiago Brandão, vocalista e guitarrista da banda Quarta Astral, nunca sequer viu o ônibus. “Ficar esperando ele é muita resenha. É um ônibus fantasma que só aparece quando quer”, afirma o músico.

Para a engenheira de software Lívia Souza, moradora de Piedade, pegar a linha, mesmo que em sua variação Piedade/Rio Doce, não adianta. “Por que eu pegaria se ele já vem lotado? Prefiro pagar duas passagens. Pego um para a Praça de Boa Viagem. De lá, o PE 15 até Olinda”, oferece uma alternativa.

Se essa #@&%@ não virar

O professor de português Sanderson Mariano é usuário da linha desde a época que se chamava Barra de Jangada/Casa Caiada. Apesar de morar nas proximidades do Terminal do ônibus e ter o privilégio de ir sentado, nunca alimentou uma boa relação com o coletivo.

“Os ônibus costumam sair com um intervalo muito longo, sem assistência e zero conforto pra geral. Era um mix de excentricidade com muito calor e a vontade de chegar logo”, explica.

E a volta?

Uma hora vai rolar e você precisa encarar. Nesse momento, talvez você se arrependa de não ter pego um ônibus para algum dos pontos de apoio do expresso folia, mesmo não tendo conexão com Jaboatão. Sua história virou contra você e aquele arrodeio até o Atacadão te fará ter arrependimento.

“A volta nunca existiu pra mim porque sempre fui muito guerreiro. Saía de Olinda e ia direto pro Recife Antigo. De lá pra Candeias, voltava no bacurau”, lembra Sanderson.

Para conferir os horários de partidas, além de poder utilizar o aplicativo CittaMobi, que facilita para não ficar muito tempo nas paradas de ônibus (o texto foi escrito antes da última atualização do aplicativo que, segundo usuários, não dá para entender mais nada), segundo a assessoria de comunicação da Grande Recife Consórcio de Transportes, o itinerário com hora de saída dos terminais está disponível no site da empresa.