Bares e restaurantes fechando mais cedo no final de semana, cardápios reduzidos devido ao não abastecimento de insumos em consequência da greve dos caminhoneiros e escolas e faculdades anunciando nas redes sociais o cancelamento das aulas desta segunda-feira (28). Desde a última sexta-feira (25), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, decretou que a cidade está em estado de emergência.

Em nota, foi anunciado neste domingo pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, que as aulas da rede municipal de ensino também foram suspensas. Na própria prefeitura não haverá expediente administrativo.

5 maneiras de entender e sobreviver ao caos da gasolina no Recife

“Quero garantir à população que os serviços essenciais serão atendidos, principalmente na área da saúde. Nossa frota está abastecida com o combustível que conseguimos no último sábado. E transportaremos todo o pessoal necessário para a nossa rede de saúde funcionar bem”, divulgou, por meio da assessoria especial de imprensa, o prefeito.

Transporte Alternativo

O serviço de transportes complementares também sofreu mudanças. Até que a situação seja normalizada, a prefeitura informou que, nos horários de pico, apenas 60% da frota estará ativa, e 40% nos demais horários.

Foto: André Soares/PorAqui

Educação

A Faculdade Ibratec, localizada na Estrada da Batalha, no bairro de Jardim Jordão, interrompeu as aulas da sexta e sábado e, informou mudanças para esta segunda-feira. “Suspendemos as aulas somente no turno da manhã. Durante o dia iremos observar para ver como as coisas estão para informar com mais segurança”, esclareceu o gerente de marketing da instituição, Igor Toscano. As atividades também foram suspensas no mesmo horário na Faculdade dos Guararapes e Metropolitana.

A cozinha regional da Casa de Mainha em Candeias

Restaurantes

O bar e restaurante Casa de Mainha, em Candeias, suspendeu temporariamente o serviço de entrega. “Fomos afetados, mas não de forma significativa. Mas amanhã é dia de reposição do estoque e não temos gasolina”, explica Marília Valença, sócia do estabelecimento.

Chef Baby e a alta gastronomia do Bodega e Pizza, em Candeias

No Bodega e Pizza, os serviços de entrega foram afetados. “Estamos só com um motoboy e domingo é dia de pizza em casa, né?”, afirma o chef Baby, proprietário do restaurante, que também reforça que a preocupação mesmo está nos próximos dois dias.