A loja de instrumentos musicais Tio Bruninho ocupa três salas da galeria The Garden Open Mall, no bairro de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. São comercializados instrumentos profissionais, como acordeons, clarinentes, xilolfones, violões, violinos e até pianos. Tudo pensando nas dimensões da faixa etária dos pequenos. No local, também acontecem aulas para Iniciação musical, com foco em crianças de 2 a 7 anos, e cabines acústicas isoladas com aulas de guitarra, teclado e bateria.

A loja de instrumentos musicais para crianças do Tio Bruninho em Piedade | Foto: André Soares/PorAqui

Em março deste ano, numa associação com membros da sua família, concebeu o Espaço de Artes Tio Bruninho, na rua Santana, em Casa Forte. O empreendimento tem capacidade para abrigar 1800 crianças com salas exclusivas de música, teatro, balé e artes visuais.

A ideia de criar a loja partiu da experiência em seus shows, quando vendia, além dos discos, souvenirs básicos como pandeirolas e flautas. Sua esposa, conhecida como a Tia Carol, que trabalha de maneira artística e conceitualmente na carreira de Bruno, concebeu e produziu todo o conceito do empreendimento.

Registro audiovisual do DVD Luau do Tio Bruninho | Foto: Divulgação

Bruno César

Recém-formado do curso de licenciatura em música pela UFPE, Bruno César, morador do bairro de Candeias, no Jaboatão dos Guararapes, enfrentou as dificuldades clássicas da profissão escolhida. Encontrou uma oportunidade de emprego na Escola Conviver, em Piedade, para trabalhar com educação musical infantil.

“Passei no teste para lecionar, mas quando me deparei com a realidade, era para trabalhar com crianças a partir de 1 ano e 8 meses aos seis anos de idade. Ninguém é preparado para isso durante o curso”, conta.

Esquina 40: a escola de artes de Piedade

Pesquisou músicas tradicionais da faixa etária, mas não se contentou com os métodos utilizados e resolveu criar composições que julgava apropriadas. “As crianças começaram a chegar cantando em casa e as mães passaram a perguntar que músicas eram aquelas”, lembra. Daquele momento em diante, por ser professor infantil, recebeu o título na voz das próprias crianças: “é de Tio Bruninho”.

A demanda exigida pelos familiares dos pequenos estudantes aumentou tanto que culminou no seu primeiro registro fonográfico, em 2010, três anos após os primeiros dias na escola. Para sua surpresa, o que era restrito ao ambiente acadêmico que dava aulas, em sete meses expandiu, e viu sua tiragem de mil cópias serem vendidas. Na sequência, o número triplicou.

“As mães e pais não se contentaram apenas com o álbum e começaram a pedir shows, que evoluíram no “boca-a-boca” dentro do próprio círculo escolar. Em 2013, foram 70 shows”, acrescenta.

Audiovisual

Do momento que era, até então, sonoro, Tio Bruninho investiu no setor audiovisual. Lançou quatro DVD’s e o volume de apresentações aumentou exponencialmente. Os projetos audiovisuais começaram, que começaram com cenários improvisados, hoje atingem outras proporções e agora encara uma nova fase: transportar para o mundo da animação.

? Loja Tio Bruninho
? Avenida Bernardo Vieira de Melo, 209 – Piedade
⏰ Segunda a sábado | 10h às 19h
☎ (81) 3094-3090