Nascido na cidade de Santa Clara, município situado a 268 quilômetros de Havana, capital de Cuba, Luis Ruben Gonzalez, bailarino profissional de 36 anos, atravessou o Oceano Atlântico e veio parar no Brasil. No início dos anos 2000, fundou no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, o Ballet Gonzalez.
Ruben seguiu todos as etapas exigidas para se tornar um bailarino profissional. De família militar, aos 9 anos já dividia a rotina diária entre os estudos básicos, em tempo integral, e as aulas de balé gratuitas fornecidas pelo governo federal.
Foram oito anos de formação para a conclusão do ensino médio. Com 18 anos tornou-se profissional pela Escola Nacional de Ballet de Havana. Como é tradicional em Cuba, prestou dois anos de serviço social remunerado lecionando a profissão no interior do país e, posteriormente, ingressou na Companhia de Camaguey. Após anos de trabalho, casou com uma brasileira, divorciados atualmente, e decidiu morar no Brasil.
Foto: André Soares/PorAqui
Até 2003, o cubano já havia percorrido 19 estados brasileiros, no exercício da profissão, e fez apresentações em diversos países, como Argentina, México e Nicarágua. Em 2008, consciente de que o método cubano de balé se adaptaria ao Brasil, fundou sua primeira escola no bairro de Boa Viagem, no Recife.
Satisfeito com o sucesso da implantação do seu método de ensino, que consiste em combinar a fisiologia brasileira com o rigor do treinamento cubano, o trabalho de Gonzalez tornou-se referência na exportação de muitos bailarinos. “Tive alunos que em pouco tempo já estavam na Áustria, Estados Unidos, Alemanha e até no Bolshoi”, relata.
Em 2013, decidiu mudar o local da escola e fixar residência em Piedade, onde possui afinidades e encontrou referências que lembram sua terra. “Gosto de acordar de manhã cedo e abrir a janela para sentir o cheiro úmido da maresia da praia de Piedade. Me lembra a orla de Malecon, em Havana”, recorda, feliz e nostálgico, o bailarino.
Foto: André Soares/PorAqui
“Me sinto em casa. Frequento os bares da região, como o Beto’s Bar, em Candeias, e um mexicano aqui próximo. Nossa culinária é muito parecida. O café com leite de manhã, a alegria e o bairrismo consciente que os moradores daqui têm pela região”, reflete.
Ballet Gonzalez
Rua Doutor José Nunes da Cunha, 303, Piedade, Jaboatão – PE
Telefone: (81) 98130-5130