Muita festa no Sítio Trindade para comemorar a finalíssima do 33º Concurso de Quadrilhas Juninas da Prefeitura do Recife, que aconteceu nesta quinta (22). E quem levou o primeiro lugar foi a Dona Matuta, de San Martin. Com o tema “Coração de Patativa”, em homenagem à poesia do cearense Patativa do Assaré, ela encantou o público com um espetáculo de emoção e beleza.

“Agradecidos estamos aos nossos componentes, à comunidade, aos amigos e a todos que trabalham com o coração aberto para fazer da Dona Matuta uma quadrilha campeã da sua própria história”, declarou o diretor artístico da Dona Matuta, George Araújo.

Com a conquista do Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife, a Dona Matuta leva para casa mais um troféu, dentre tantos, além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 13 mil.

A Dona Matuta ainda recebeu troféus em duas categorias: Melhor Figurino e Melhor Coreografia.

A vitória é resultado de um trabalho que começou por volta de setembro do ano passado, com a escolha do tema, e contou com vários meses de dedicação de toda a quadrilhas (cerca de 160 pessoas), entre criação de figurinos, coreografias, ensaios, etc.

“Coração de Patativa” é o tema que a Dona Matuta vem trabalhando em 2017. Uma homenagem à vida e à obra do poeta Patativa do Assaré, homem de versos simples que tão construíram o imaginário da saga sertaneja.

Em cena, o noivo e a noiva da quadrilha são o Boi Fubá e a Vaca Estrela. O amor entre as duas personagens é a linha condutora do espetáculo, que se passa num ambiente que vai se transformando – em cor, ambiente e intenção – a cada ato.

A poesia e a realidade do Sertão se misturam na trama, que mostra não só o amor entre o Fubá e Estrela, mas também o amor do homem sertanejo pelos seus animais. Isso fica evidente na história quando Patativa decide ir à Igreja pedir ao padre para casar o boi e a vaca.

O caminho tortuoso pela aridez do Sertão é o trajeto que seguem Fubá e Estrela, para consagrar a sua união. Como inspiração, os versos de Patativa, que falam de amor, alegria e dor.

Festa

A tradicional festa que a Dona Matuta promove todo dia 23 de junho hoje tem um gostinho especial. É na Rua Pedro Melo, em San Martin, a partir das 21h, que a quadrilha vai celebrar São João e a vitória no Concurso de Quadrilhas.

A festa contará com tudo o que uma boa festança junina tem direito: fogueira, milho, música. A quadrilha será improvisada, com a alegria e a espontaneidade de quem estiver na festa.