No melhor estilo “faça você mesmo”, um grupo de músicos de Jardim São Paulo resolveu unir forças para promover um festival de cultura no bairro. Neste domingo (28), a partir das 15h, acontece o Ensaio no Jardim, que contará com shows de bandas locais, feira de artesanato, oficina de teatro de bonecos, sarau, batalhas de break e de MCs e. Será na Praça Central de Jardim São Paulo.

O Ensaio no Jardim surge como uma alternativa para a difusão e visibilidade dos diversos talentos existentes no bairro. A carência de espaços para shows e a pouca visibilidade das bandas locais foi o gatilho detonador da ideia. “Você vê pouquíssimos casas de shows para grupos mais alternativos se apresentarem em Jardim São Paulo”, conta Zé Júnior, da banda Postal, que encabeça o movimento.

Black Bambas, do Alto do Mandú, é a banda convidada do Ensaio no Jardim (Foto: Facebook)

Com o objetivo de incentivar esse cenário artístico de Jardim São Paulo – que ainda é desconhecido pelos próprios moradores do bairro –, um grupo de pessoas aderiu à ideia da Postal e resolveu se mobilizar. “Conseguimos o apoio de gente engajada, que nos ajudou a levar adiante a ideia e montar toda a estrutura do evento”, comenta Júnior.

A programação musical do Ensaio no Jardim traz três atrações do bairro – Postal, Delamancha e E.R.E.S.O. – e uma banda convidada, a Black Bambas, do Alto do Mandú. Em comum, todos são grupos independentes, cuja sonoridade está longe das estações de rádio e TV e apostam no evento como uma forma de divulgar seu som.

Saiba um pouco sobre cada uma delas:

Postal – Uma “imagem sonora” que oscila entre a suavidade do blues, o peso do HARD ROCK e a beleza psicodélica brasileira dos 60’s e 70’s. Letras contundentes expõem as doenças materiais e espirituais de uma sociedade fragilizada.

E.R.E.S.O. (Experiência Renovada Extraída do Sentido Oposto) – Formada em 1999, traz influências do rock progressivo, heavy metal e do psicocigano (segmento criado pela própria banda), com passagens por alguns festivais e casas de shows da cidade.

Delamancha – Com 11 anos de formação, o grupo une o blues e o rock e tem lançado o single Em Praça Pública, além de colecionar passagens por diversos eventos.

Black Bambas – Do Alto do Mandú, Zona Norte do Recife, a Black Bambas propõe uma mistura de ritmos negros, como o samba, o funk, o soul, o rap, ciranda, coco, entre outros. Nas letras, a crítica social é elemento presente.

OUTRAS ATIVIDADES

Feira de Artesanato também estará presente no Ensaio no Jardim (Foto: Quéops Negronski)


Além da programação musical, quem for ao Ensaio no Jardim também poderá desfrutar de outras atividades que acontecerão ao longo de todo o evento, em especial, nos intervalos entre as bandas.

MCs e dançarinos de break promoverão as famosas “batalhas” onde as armas são a sua arte. Microfone aberto para os poetas e poetisas que quiserem dizer seus versos no sarau livre.

O facilitador André Luiz conduzirá, a partir das 15h, a oficina de confecção de personagens para teatro de bonecos. E durante todo o evento, também funcionará uma feirinha de artesanato, com diversos produtos à venda: canecas, camisetas, sebos de gibis, vinis, alimentos, ilustrações, bonecas de pano, entre outros. Tudo comercializado por produtores da região.

SERVIÇO
Ensaio no Jardim
com as bandas Postal, E.R.E.S.O., Delamancha e Black Bambas
Oficina de teatro de bonecos, sarau, feira de artesanato, batalhas de MCs e de break
Domingo (28), das 15h às 21h
Acesso gratuito