Um sinal de esperança para os moradores de Jardim São Paulo e bairros vizinhos, na Zona Oeste do Recife. Pelo menos, é o que indica a Prefeitura do Recife ao informar que até outubro retomará as obras de reestruturação e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernandes Figueira.

No mês passado, o PorAqui falou sobre a paralisação das obras. Em 28 de março de 2013, o Fernandes Figueira fechou suas portas para passar por uma reforma e ampliação. Seria entregue à população em sete meses, como uma Upinha. Já se passaram quatro anos e no canteiro de obras tudo está parado.

Com o abandono da obra, uma série de transtornos atinge a população: surgimento de focos do mosquito aedes aegypti; esconderijo para assaltantes (que, recentemente, arrombaram a Paróquia de São Paulo Apóstolo); para serem atendidos, os usuários  do Fernandes Figueira têm de se deslocar até o Posto de Saúde da Ceasa, que acumula, sem condições, a demanda de duas unidades de saúde.

Canteiros de obras da UBS Fernandes Figueira abandonado (Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)

Prefeitura do Recife

Em nota divulgada nesta terça (13), a Secretaria de Saúde do Recife informou que “em decorrência do descumprimento das obrigações contratuais para a construção da Upinha Fernandes Figueira, por parte da empresa responsável pela obra, foi necessário o distrato contratual”.

Com a rescisão do contrato, o projeto passou por reajustes e atualização de preços. A obra entra, agora, “em processo de relicitação, sendo o prazo legal a ser atendido de até 120 dias para retomada da construção, que está orçada em R$ 1,2 milhão”.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde confirmou com o PorAqui o prazo informado, reafirmando que até o mês de outubro as obras da UBS Fernandes Figueira serão retomadas.