Olha aí uma ótima pedida para quem não resiste a uma breja artesanal e está procurando uma programação além-shopping para este final de semana. Nesta sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), a Praça do Carmo, em Olinda, receberá o 1º Festival de Cerveja Artesanal de Olinda. O evento é gratuito.

Os apreciadores das artesanais ou os curiosos de plantão poderão provar cervejas das seguintes marcas: Seis Punhos, Pernambucana, Capunga, Babylon, Duvália, Armorial e Weissdorn, Patt Lou e Hellcife, Navegantes,  GrunhsBier, Ekäut, Quatro Cantos, FriedaHaus + Cavallotti, Debron Bier, Manguezal.

Leia também:

O que o Recife tem a ver com a primeira caneca de cerveja servida nas Américas

Ekäut inaugura loja conceito para experimentos do mundo das cervejas

Cervejaria Ekäut marcará presença no festival. Foto: Divulgação

No primeiro dia da programação, o público presente terá a oportunidade de acompanhar, às 16h, palestra com um especialista em produção de cervejas artesanais e vigilância sanitária. Representantes do Ministério da Agricultura também estarão presentes para falar sobre os desafios da cerveja artesanal no país.  

A principal diferença entre a cerveja industrial e a artesanal é o processo de produção. Segundo especialistas, na industrializada, geralmente se utiliza 60% de malte (grãos selecionados como a cevada) e se acrescenta outros cereais e produtos químicos para diminuir os custos de produção. Quem não lembra da polêmica dos 45% de milho?

Já os rótulos artesanais são produzidos com ingredientes mais selecionados e vão muito além da massificada fórmula “Pilsen”, que são os casos de cervejas como Brahma, Skol, Antarctica e derivadas. Normalmente produzidas em ambiente doméstico, as cerveja artesanais inovam nas cores, aromas e sabores, fazendo uso de técnicas e receitas que harmonizam com pratos, assim como o vinho e outras bebidas.

Na maioria das vezes produzidas em pequenas quantidades se comparadas à grande indústria cervejeira, costumam atender mercados de nicho onde estão localizadas, fazendo girar a microeconomia local e promovendo senso de pertencimento e identidade.

Garanhuns estará bem representada com a GrunhsBier. Foto: Divulgação

Além de estandes que estarão apresentando e vendendo as cervejas especiais, o festival contará com palco e um parque infantil para aqueles que vão levar os pequenos para a farra. Apresentações de coco, samba e shows com os grupos Tributos (sexta-feira), Banda Seu Lunga (sábado) e Junior Chumbago (domingo) são algumas das atrações da programação.

“Esse festival será para promover a cerveja mais bem produzida e para gerar impacto na economia do município e valorizar esse segmento das fábricas e gerar mais empregos”, destacou o secretário Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz.

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da cidade está à frente da realização do evento em parceria com a Associação Pernambucana das Cervejas Artesanais (APECERVA).

1º Festival de Cerveja Artesanal de Olinda
📍
Praça do Carmo, Olinda
📅 Sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12)
⏰ 16h às 00h
📞(081) 9504-2474
Acesso gratuito