Nascido em Kobe (Japão) e radicado na cidade de Paris (França) onde atuou junto ao diretor inglês Peter Brook, o diretor Yoshi Oida é uma das principais referências do teatro oriental. Inspirado nos ensinamentos do mestre nipônico, o ator recifense Daniel Barros irá ministrar a partir de abril, no bairro do Carmo, em Olinda, um curso de formação em teatro.

“Trabalharemos a presença cênica do ator”, explica Daniel Barros que – dentre outros trabalhos – é atualmente um dos protagonistas do Baile do Menino Deus e recentemente atuou no filme Piedade, dirigido pelo diretor caruaruense Cláudio Assis. O curso será realizado de abril a agosto, nas segundas e quartas, das 19h às 22h, no Centro de Cultura Luiz Freire.

Palco Giratório inicia temporada em Pernambuco nesta segunda (2)

Daniel se inspira nas técnicas do diretor de teatro japonês Yoshi Oida. Foto: Mamoru Sakamoto/Divulgação

A presença cênica é um curso que tem como objetivo estimular atrizes, atores e iniciantes a ampliarem as percepções em relação à atuação. “Basicamente o trabalho do ator é corpo e voz comandado por uma consciência. Para isso, ela precisa ser despertada através de exercícios”, explica.

Além de se inspirar em Yoshi Oida, para ministrar o curso de formação o ator Daniel Barros também bebeu da fonte de Anne Bogart, diretora estadunidense que junto com Tina Landau adaptou para o teatro a Teoria dos Viewpoints (Pontos de Vista) da coreógrafa Mary Overlie, cuja técnica será utilizada para incitar o preenchimento do ator no espaço e no tempo.

A trajetória profissional de Daniel Barros se mistura entre atuação e formação. Foto: Divulgação

Daniel Barros é ator há aproximadamente 20 anos e professor de teatro dando aulas em cursos livres e escolas. Já ministrou na companhia de teatro Engenho de Criação e na Oficina de Atores de Recife. Recentemente participou como ator do espetáculo Ossos, do Coletivo Angu de Teatro e estreou dois espetáculos no projeto Trilogia Vermelha, em que saiu premiado como ator coadjuvante nas duas oportunidades.

A presença cênica com Daniel Barros
?Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo/Olinda)
?Informações e inscrições no email: presencacenicacurso2018@gmail.com
? (81) 9981-01724 | (81) 99536-6988