Para cair no frevo em Olinda, ninguém precisa esperar chegar o Carnaval. Quem prefere brincar com mais tranquilidade e sem aperto já pode ir para as ladeiras às sextas, sempre às 20h, no Grêmio Recreativo Henrique Dias, na Rua do Amparo. Ou aos domingos a cada 15 dias, no Clube Vassourinhas, no Largo do Amparo.

Nesses locais, o folião pode esquentar o passo com os ensaios abertos da Orquestra do Maestro Oséas.

Maestro há cerca de 35 anos, Oséas Leão, nome de batismo, pegou gosto pelo frevo com seu pai, que também era músico. Hoje, Oséas comanda uma orquestra com cerca de 35 músicos que tocam desde metais até percussão.

De acordo com Robson Leão, filho do maestro, há muitos anos que existem os ensaios no Grêmio Henrique Dias, bem pertinho dos Quatro Cantos de Olinda. Mas houve a necessidade de ampliar os ensaios, e, para isso, o frevo foi estendido para o centenário Clube Vassourinhas.

“No Vassourinhas, aos domingos, fazemos um ensaio aberto a cada 15 dias e arrecadamos recursos para a festa de Carnaval dos músicos por meio da venda de bebidas no bar”, detalha Robson, lembrando que a orquestra conta com o apoio da Troça Carnavalesca Macuca para divulgar os ensaios.

Robson lembra ainda que qualquer músico interessado pode fazer parte da orquestra. Precisa apenas participar dos ensaios e, havendo vaga, o profissional será inserido no grupo, renovado de geração em geração.

Centenário

O Clube Vassourinhas, no Largo do Amparo, no Sítio Histórico de Olinda, é um equipamento cultural centenário que não tem o devido prestígio por parte do poder público municipal. No entanto, a iniciativa privada enxergou o valor do espaço, bem localizado, e levou para dentro do clube ensaios abertos de frevo.

O Boi da Macuca, conhecida troça carnavalesca, em parceria com a Orquestra de Frevo do Maestro Oséas, a cada 15 dias tem feito o coração do folião bater mais ritmado com ensaios abertos e gratuitos no espaço, a partir das 15h. Os ensaios dos domingos devem se repetir até o Carnaval.

O que é trabalho para os músicos – o ensaio -, para o folião é só prazer e alegria. Uma forma de antecipar o Carnaval, curtir o frevo de forma tranquila e sem multidão.

Ensaio aberto Orquestra do Maestro Oséas

Grêmio Recreativo Henrique Dias
Rua do Amparo, próximo aos Quatro Cantos)
Todas as sextas-feiras, às 20h

Clube Vassourinhas
Largo do Amparo
Domingos, de 15 em 15 dias, a partir das 15h
Para saber as datas: Facebook Macuca

Gratuito