O Cariri Olindense, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, acaba de lançar um valioso projeto de educação patrimonial nas escolas. A primeira edição do concurso de redação Memória Infantil do Frevo chega com a missão de promover o contato das crianças com as nossas raízes culturais ainda na fase da escolarização. As inscrições vão até o dia 27 de setembro e o resultado será divulgado no dia 7 de outubro.

O concurso foi lançado domingo passado (26) na mais recente edição da Confraria do Cariri, iniciativa que agrupa membros e amigos do bloco carnavalesco na sede da agremiação para a realização de rodas de conversa sobre a cultura do carnaval olindense e também o alinhamento de ações em prol da educação patrimonial.

Leia também:
‘Nossas crianças brincam muito menos do que deveriam’
Que danado o frevo tem a ver com a capoeira? ‘Mexe com Tudo’ responde!
Frevo faz mal aos joelhos? ‘Mexe com Tudo’ responde!

O Cariri Olindense quer formar novos foliões. Foto: Divulgação

Segundo o presidente da agremiação, Sérgio Roberto, O Cariri não tem versão infantil no carnaval, então a diretoria resolveu promover o concurso para contemplar a criançada através do ensinamento da história do frevo. “É nosso dever como Patrimônio Vivo de Pernambuco fazer atividades de salvaguarda da memória do frevo o que executamos com muita satisfação”, explica.

Fomentar a memória infantil das crianças por meio de uma redação de 10 a 15 linhas sobre o universo do frevo para além do ritmo é o desafio do concurso. Ou seja, uma fantasia, um estandarte, uma canção, enfim, qualquer lembrança pode ser válida na hora dos pequenos capricharem na escrita.

Para realizar este projeto, o Cariri Olindense convidou três agremiações carnavalescas: Elefante de Olinda, Guaiamum de Olinda e o Clube Seu Malaquias. A Orquestra Paranampuká do Maestro Rinaldo também é participante. Todos os grupos fazem parte da comissão que definirá os premiados.

Como participar?

30 escolas já foram mobilizadas pela organização do concurso. Foto: Divulgação

Focada em estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais do Recife e Olinda, a organização do projeto já enviou o regulamento do concurso Memória Infantil do Frevo para 30 instituições.

Para participar as escolas devem enviar um e-mail (caririolindense@hotmail.com) com o assunto “Concurso de Redação”. No corpo do mesmo e-mail deverão informar nome completo, endereço, telefone e a escola que a criança está vinculada. Outras escolas interessadas podem procurar a direção do Cariri Olindense.

Premiação

As 04 (quatro) melhores redações receberão os seguintes prêmios:
? 1º Lugar: Celular no valor de R$ 500 + uma apresentação do Cariri Olindense na Festa do Dia da Criança da Escola
? 2º Lugar: 1 Bicicleta
? 3º Lugar: 1 Tablet
? 4º Lugar: 1 Tablet

I Concurso de Redação – Memória Infantil do Frevo
?
Inscrições de 27 de agosto a 27 de setembro
? Anúncio dos vencedores no dia 07 de outubro
? caririolindense@hotmail.com