Com o aval do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Olinda conseguiu autorização para licitar e adquirir armas de fogo para equipar os servidores da Guarda Municipal com 30 pistolas calibre .380 e três espingardas calibre 12.
A decisão foi emitida no dia 29 de maio, por meio do Comando da 7ª Região Militar, em atenção à solicitação feita pela Secretaria de Segurança Urbana de Olinda no dia 18 de abril deste ano.
A Prefeitura de Olinda deverá investir cerca de R$ 150 mil na aquisição do armamento. Após a licitação ser realizada e a empresa vencedora autorizada a vender as pistolas e espingardas para a Guarda Municipal, os 145 agentes públicos passarão por exames psicológicos em instituições credenciadas pela Polícia Federal (PF).
Testes psicológicos serão realizados para identificar profissionais que tenham o perfil e condições de serem submetidos a treinamento promovido pela PF de qualificação para o porte e o uso funcional das armas de fogo.
O trabalho parceiro entre a Guarda Municipal de Olinda e a Polícia Federal deverá ser celebrado através de convênio após o processo licitatório para a aquisição dos novos equipamentos.

Coletes balísticos

Os Guardas Municipais de Olinda receberam no mês de maio coletes de proteção balística, incluindo as capas e placas de proteção nível 2.  Foi adquirido pela Prefeitura de Olinda um total de 50 coletes, com o objetivo de atender às necessidades da Secretaria de Segurança Urbana.
O investimento foi de R$ 38 mil e todas essas ações estão previstas no plano de governo do Prefeito Lupércio para melhorar a participação dos Guardas Municipais na segurança do município.
Informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Olinda