O imaginário do músico olindense Erasto Vasconcelos foi inspiração para o filme de animação Fazenda Rosa (9’04”), dirigido pela artista Chia Beloto, integrante do selo Produções Ordinária. A obra é uma representação afetuosa da paisagem sonora gravada pelo mestre no álbum de canções à capela que leva o mesmo título.
A descoberta deste fonograma obscuro ao grande público foi o start para o desenvolvimento da ideia do curta, que nasceu de um querer compartilhado entre Chia e o próprio Erasto. “A gente sempre teve uma vontade de fazer alguma coisa junto e percebemos que a gravação sugeria uma narrativa com imagens”, relembra a artista.
Então, parte do trecho “Pio Tagarela” do álbum Fazenda Rosa foi extraído para compor a trilha sonora original da animação. Neste fragmento, escolhido a dedo por Chia e Marila Cantuária, roteirista do curta, o poeta olindense narra com sutileza e brilhantismo a fauna e a flora de um lugar pacato que emana vários saberes.
O entorno fantástico imaginado por Erasto está descrito em uma lira de 49 minutos de gravação, “Decupar esse material foi um momento difícil, queríamos usar para o curta um intervalo de 8 minutos sem modificar nada, mas por questões de roteiro, selecionamos as partes que apresentam uma narrativa mais contemplativa do lugar”, esclarece Chia.
Fazenda Rosa foi desenvolvido em stop motion (quadro a quadro) a partir da técnica paper cut-out (animação de recortes), recurso que utiliza como ferramenta materiais impressos recortados para ilustrar as narrativas.
Revistas e livros que traziam como tema o meio ambiente foram o norte para o desenvolvimento da pesquisa imagética do filme.

No ano de 2016, o mestre Erasto Vasconcelos se encantou e não teve a oportunidade de contemplar a obra de Chia em vida. “Ele tava junto na parte da concepção. Depois que ele faleceu, ouvir a voz dele diariamente foi muito importante para mim, me acalmou muito o coração”, revela a artista.
Premiação
Melhor curta brasileiro no Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco;
Melhor Direção de Arte no ANIMACINE – III Festival de Animação do Agreste;
1º lugar na Mostra Competitiva Geral do FestCine.
Teaser Fazenda Rosa from Produções Ordinária on Vimeo.
O curta será disponibilizado na web em janeiro de 2018 e está para receber legendas em inglês e francês.
Mais informações: http://www.producoesordinaria.com/fazenda-rosa/