Começam nesta quinta-feira (1º) as inscrições para a terceira edição do CAOS, Semana Criativa organizada pelo IFPE Olinda, que neste ano tem como tema “Arte e tecnologia nas questões sociais”.

O evento, totalmente gratuito, será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, no Sítio Histórico de Olinda. As atividades ocorrerão simultaneamente no Centro de Cultura Luiz Freire, na Praça Laura Nigro e no casarão em frente à mesma praça, onde já funcionou o Museu do Mamulengo.

A programação inclui palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, performances, intervenções artísticas, espetáculo-recital e sarau. Entre as atrações culturais, estão as bandas Bongar, Radiola Serra Alta, Forró na Caixa e o grupo de percussão Brincante Popular. Haverá ainda o espaço CAOS empreendedor, com venda de produtos artísticos, onde também ocorrerão atividades formativas de parcerias.

Haverá ainda palestra sobre captação de recursos, cidades e dados coletados pelos dispositivos móveis, e cases como o do laboratório O imaginário (UFPE), que atende demandas de design relacionadas às produções artesanal e industrial, e da Lixiki, laboratório de ecodesing que trabalha com resíduos sólidos na criação de produtos. Roda de conversa sobre performance e gênero está programada com a participação do grupo Totem.

As dezenas de oficinas que serão realizadas oferecerão material gratuito aos participantes. Colagem, fotomontagem, estamparia digital, litogravura, sublimação com técnicas alternativas, confecção de instrumentos musicais, aquarela, introdução à ilustração vetorial, serigrafia com materiais alternativos, design de joias, produção de mandalas, bordado de flâmulas, voz, encadernação, confecção de ferramentas artísticas são algumas delas.

Os interessados devem acessar o site www.caosifpe.com.br, onde pode ser consultada toda a programação do evento, além do link para a inscrição.  Cada participante poderá se inscrever em até seis atividades durante todo o CAOS. Metade das vagas de todas as atividades oferecidas só será preenchida presencialmente durante o evento. Até lá, novas atrações serão divulgadas.