O IFPE Olinda oferece os cursos gratuitos de fundamentos do desenho artístico, que tem como foco o corpo humano, e matemática financeira para cidadãos conscientes. As inscrições on-line começam nesta quinta (20) e seguem até o dia 23 de setembro. O critério de seleção será a ordem de inscrição dos candidatos.  São oferecidas 30 vagas para cada curso.

 

Para o curso de desenho artístico a única exigência é ter mais de 16 anos de idade. Já para ingressar no de Matemática Financeira é necessário ter Ensino Médio Completo. As inscrições podem ser feitas por meio dos formulários eletrônicos: http://bit.ly/2QqajwF para o curso de desenho artístico e http://bit.ly/2xbfrfe para o curso de matemática financeira.

A relação dos selecionados será divulgada no site do IFPE Olinda, até o dia 25 de setembro. Os selecionados deverão realizar matrícula presencial no período de 27 a 28 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Campus, que fica localizado na Avenida Sérgio Godoy Vasconcelos, 390, no bairro Jardim Atlântico, onde também as aulas serão ministradas.

Matrícula

Para a matrícula será necessário apresentar documento oficial com foto. Os selecionados para o curso de Matemática Financeira também deverão apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio. O estudante matriculado terá sua matrícula cancelada se deixar de comparecer, sem justificativa legal, ao primeiro dia letivo e sua vaga será preenchida pelo primeiro candidato da lista de espera.

As aulas dos cursos ocorrerão sempre às terças-feiras. O de Matemática Financeira será das 9h às 12h e o de desenho das 14h às 17h. Neste último, serão abordados conteúdos como linhas, 3D, texturas, luz, sombra, esboços, desenho de observação e da figura humana. Os estudantes aprenderão como desenhar olhos, sobrancelhas, nariz, boca, sorriso, orelhas, cabelo, rostos de frente e perfil. Será concedido certificado a quem obtiver freqüência mínima de 75%.

Já o curso matemática financeira terá conteúdo focado em porcentagem, conceitos de matemática financeira, fluxo de caixa, regras básicas de matemática financeira, capitalização, desconto simples e bancário, conjuntos numéricos, sistemas de medidas, técnicas de convenções e regra de três.