Sabe aquele mercadinho típico de bairro que vende de tudo um pouco, com frutas e verduras frescas, muita simpatia no atendimento e ainda localizado em uma rua de barro? Pronto, lá no Varadouro, em Olinda, tem um assim mesmo. O Frutas & Verduras do Balão está na atividade desde julho de 2006.

“Balão tá aí?”. Assim que cheguei fui perguntando logo pela pessoa que dá nome ao negócio, visto que já tinha marcado de entrevistá-lo naquele dia. “Ele não está, é pra quê, hein?”, disse a moça que sempre me atende quando vou.

Monica é natural de Garanhuns e hoje mora no Varadouro. Foto: Rodrigo Édipo/PorAqui

Explico o motivo da visita e, ‘me pegando pela palavra’, ela começa a contar a história do mercadinho em uma narrativa recheada de pormenores. Fui ganho pela conversa, e assim, naturalmente, Monica (esposa de Balão), se tornou a personagem da matéria.

Natural de Garanhuns, Monica veio morar no Recife aos 15 anos para estudar. Hoje, moradora da Vila Santo Antônio, no Varadouro, ela toca o negócio junto com Balão e o filho Arnaldo, fruto do primeiro casamento.

“Eu passei 15 anos trabalhando no (Shopping) Tacaruna, quando decidi vir pra cá a convite de Balão. Percebi que o mercadinho precisava mudar um monte de coisa”, explica.

O que Monica sentiu nos primeiros dias de trabalho no mercadinho do marido foram problemas, principalmente, de ordem estrutural. “Era tudo de madeira, estava um pouco jogado, daí coloquei logo alvenaria e cerâmica”, relembra.

O mercadinho atende clientes até de Casa Caiada. Foto: Rodrigo Édipo/PorAqui

Firme na postura, Monica também elevou a qualidade das frutas e verduras que, segundo a mesma, se estragavam muito rápido. Foram as cores dos tomates-cajá que me chamaram atenção desde que conheci o lugar. 

Assim, comendo pelas beiradas, a comerciante começou a convencer o marido Balão, que no início não dava muito cartaz às ideias da esposa.

Controle de qualidade

Não demorou muito para o Selo Monica de Qualidade refletir diretamente na diversidade da freguesia. “Antigamente a clientela vinha apenas da V8 e V9 (localidades mais próximas), mas agora vem gente do Carmo, da Rua Henrique Dias, e até Casa Caiada”, vibra.

Foto: Rodrigo Édipo/PorAqui

Cerca de 50 pessoas visitam o mercadinho diariamente. Nos finais de semana é normal o número dobrar. Existem vários motivos para tal assiduidade, mas a variedade de produtos é o que atrai.

Aqui dá pra encontrar muita coisa, frutas, verduras, cereais, material de limpeza, queijo de coalho, manteiga, massa de tapioca, acerola, carne de sol, costela de charque, calabresa, lambedor, pimenta calabresa, do reino, temperos em geral”, enumera a comerciante.

Frutas & Verduras do Balão
Rua Farmacêutico Gonçalo de Freitas, Varadouro, Olinda/PE
Todos os dias, das 7h às 17h30
Aceita cartões de débito e crédito (menos Vale-Alimentação)
(81) 98800.9716 (Monica Godoy)