Após ser interditado no ano de 2006 sob risco de desabamento de parte da sua estrutura, o antigo Mercado Eufrásio Barbosa será reinaugurado como um centro cultural nesta quinta-feira (5), às 10h, no Varadouro, em Olinda.

A inauguração do que está sendo chamado oficialmente de Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa foi anunciada nesta segunda-feira (2) através das mídias sociais da Diretora-Presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto.

As obras de requalificação do prédio centenário, que já foi a Casa da Alfândega Real do Império Marítimo Português e também a Fábrica de Doces e Conservas Amorim da Costa & Cia, começaram no ano de 2014 e tiveram o investimento de R$ 20 milhões através de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Diretora da Fundarpe, Márcia Souto divulga inauguração na própria rede. Foto: Divulgação/Facebook

O prédio, que por muitos anos foi utilizado como um autêntico mercado público, irá agora revelar uma nova face para os olindenses e visitantes. Transformado em centro cultural, o Mercado Eufrásio Barbosa contará com espaços de exposições artísticas e será gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/Diper).

Prevista para ser finalizada em julho de 2016, a reforma do prédio foi alvo de polêmica durante o período de obras. Além das reclamações pelo evidente atraso, a sociedade civil reivindica que o espaço mantenha as características de um mercado público.

Inauguração do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa
📍
Avenida Doutor Joaquim Nabuco, s/n, Varadouro/Olinda
📅 5 de julho
⏰ 10h
Acesso livre