Dança, esporte, ritmo, poesia e conscientização social vão marcar a 4ª edição do Festcrua – Festival de Cultura de Rua. Esta é a primeira vez que Olinda recebe o evento, que ocorre neste domingo (19) na Vila Olímpica, em Rio Doce, das 10h às 19h.

A programação terá atrações culturais e esportivas e é composta por feira de economia solidária, oficinas (grafite, basquete de rua, origami, breaking), apresentações de dança (swingueira, dancehall, popping) e atividades de skate, bike, natação e slackline, além de pocket shows de rap, pop e brega. Tudo gratuito.

Break

Integrado à programação do Festcrua, acontece o Brasil Break Dance Pernambuco. A competição busca incentivar e dar visibilidade a rapazes e moças, entre 16 e 26 anos, praticantes da dança urbana, um dos pilares do movimento Hip Hop.

Os jurados Bboy Banks, da cidade de São Paulo, Leony, de Belém (PA) e a bgirl Nathana Vieira, de Uberlândia (MG), vão julgar as duplas escolhidas numa seleção prévia, feita a partir de vídeos publicados no YouTube e pelo site www.dancasurbanas.com.br.

Atrações musicais

Triinca é uma das atrações. (Foto: Divulgação)

As atrações vão do brega romântico da cantora Palas Pinho e banda Ovelha Negra, passando pela pop eletrônico da banda Triinca, pelo samba tradicional de Zema, até o rap de Lady Laay & Cena Periférica (foto em destaque), Projeto Arrete, KBS Marques, Órbita Mental, Barbearia Naipe, Rimocrata, Schnneider, Sinta a Liga Crew (da Paraíba) e Cabramanos com participação de Tiger.

Por falar no ex-integrante do Faces do Subúrbio, Tiger anima a festa a partir das 14h com a participação de DJ Dagga; no Campeonato de Breaking, o DJ Stanley dá o ritmo.

Oficinas

O interior da quadra e a área da Vila Olímpica serão tomadas por oficinas de grafite, origami e basquete de rua. Também vai acontecer atividades coletivas de grafitagem, skate, bike, natação e slackline.

Cidadania

A Defensoria Pública de Pernambuco estará no local durante todo o dia para receber, esclarecer e resolver problemas da população a exemplo de processos de divórcio, registros de nascimento e casamento, entre outros serviços.

Origens

 

O Festcrua é realizado sempre aos domingos e em novembro, mês que marca o Dia da Favela (4) e o Dia da Consciência Negra (20). É uma realização da empresa Os Três, CUFA Pernambuco, com o incentivo do Governo de Pernambuco, via Funcultura, além de apoio da Prefeitura de Olinda.

IV Festcrua – Festival de Cultura de Rua
Domingo, 19 de novembro, das 10h às 20h
Vila Olímpica – Avenida Brasil, 2018, Rio Doce, Olinda
Entrada gratuita