O sebo Casa Azul é um espaço cultural-transcendental-atemporal em constante movimento. Quem ainda não se deu o prazer de uma visita informal ao espaço, tem agora uma oportunidade de agregar à experiência – que por si só já é dada aos encantos –  alguns conhecimentos técnicos mais específicos.

Inaugurando o ciclo anual de oficinas a Casa recebe neste sábado (12), o poeta, editor e artesão do livro, Fred Caju, que divide com o público interessado seu conhecimento em noções de diagramação analógica e digital, dobraduras, costuras, acabamento artesanal para livros, zines e sketchbooks e empoderamento editorial.

A oficina ministrada por Fred vem abrindo as portas para os cursos de Escrita Criativa com o escritor, poeta e jornalista Samarone Lima e  de Filosofia Livre e Estética com o professor e escritor J. C. Marçalcujas datas e valores ainda serão divulgados.

Agulhas, dobras & cavalos

Foto: Ialy Cintra

A oficina de encadernação criativa tem como público esperado escritores, ilustradores, editores e designers que procuram autonomia diante do mercado editorial. Agulhas, dobras & cavalos procura estimular a criatividade para que o suporte estético melhor transporte o conteúdo narrativo.

O curso promete ser também uma experiência agregadora para qualquer pessoa interessada em desmistificar todo o processo de criação de um livro artesanal. Além disso,  Fred garante que a artesania de um livro possui propriedades terapêuticas, sendo também combativa arma de empoderamento.

A encadernação como ferramenta de poder:

Sobre o experienciar em relação às oficinas já ministradas, Fred pontua (já fazendo poesia):

“a felicidade de quem faz a pólvora é a explosão. todas as minhas oficinas de artesania têm sido compostas por uma maioria de mulheres inscritas. a encadernação não se trata apenas de um hobbie ou uma terapia. ela é uma ferramenta de poder. foi através dela que atingi plena autonomia editorial e ampliei o raio de alcance da minha voz. por isso sempre me preocupei muito em onde e para quem estou distribuindo essa arma. fomentar a confecção do livro é uma das minhas formas de lutar. saber que esta oficina pode ajudar a reequilibrar a disputa ideológica por um mundo mais justo e ser um portal para uma independência financeira para quem em muito pode contribuir para a transgressão da velha ordem é uma das coisas que mais compensam as solidões que atravesso na literatura. eu saio sempre com a sensação que aprendi mais que ensinei. é algo que sinto na carne que reagrupa minhas forças. eu não saberia continuar se o discurso o qual defendo não tomasse carnadura em ação direta.”

Agulhas, dobras e cavalos: Oficina de encadernação criativa
?Sebo Casa Azul: Rua 13 de Maio, 121, Carmo, Olinda-PE
12/05/2018 (sábado)
14h às 17h
?
R$ 80,00 (material incluso)
?(081) 99910-9216 ou caju.fred@gmail.com (até 10/05 – últimas vagas!)