Quem circulou pela Cidade Alta em Olinda no último fim de semana notou uma grande movimentação de pessoal da prefeitura nas ruas de maior público. O governo municipal fez uma ação educativa para combater a venda de bebidas em vasilhames de vidro. A ação passou pelos Quatro Cantos, pela Rua de São Bento, pelo Amparo e pela Ribeira.

Essa é uma campanha que alguns moradores têm espalhado informalmente pelo Sítio Histórico já há algum tempo. O recipiente de vidro é perigoso, já foi utilizado diversas vezes em brigas, além de não beneficiar os catadores de material reciclável.

A atividade do fim de semana foi de responsabilidade conjunta da Defesa Civil, do Controle Urbano, da Guarda Municipal, dos Transportes e Trânsito e da Polícia Militar.

(foto: Leonan Pereira/Prefeitura de Olinda)

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Olinda fecha coreto do Carmo com tapumes para afastar moradores de rua

Regras

Os ambulantes, informa a prefeitura, estão liberados para vender seus produtos na área que vai da Igreja São Pedro Mártir até a Praça do Carmo.

A Secretaria Executiva de Controle Urbano informa que está elaborando um calendário para que os ambulantes deixem de comercializar definitivamente bebidas em recipientes de vidro. Caso alguém seja flagrado, pode ter o material apreendido.

Hoje as sanções são apenas administrativas. Porém, há um projeto de Lei do Executivo, na Câmara dos Vereadores, em análise. Caso o projeto seja aprovado, será proibido o comércio de recipientes de vidro.