Desde 2012 o Pequeno Encontro da Fotografia acontece em Olinda levando palestras,  leituras de portfólio, oficinas, exposições e muitas outras atividades para as ruas e ladeiras da Cidade Alta. Para este ano, a 4ª edição do encontro preparou uma programação 100% feminina e trará como tema “O lugar da mulher na fotografia”. O evento acontecerá de 31 de agosto a 2 de setembro e é inteiramente gratuito. Acesse a programação completa.

O Pequeno Encontro de Fotografia tem como objetivo promover espaços de trocas e aprendizados, articulando a fotografia com outras linguagens e maneiras de trabalhar a imagem. Neste ano, os idealizadores Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá decidiram pautar o espaço da mulher na fotografia e todas as nuances que perpassam essa relação.

Leia também:
Você gosta de frevo e de fotografia? Então toma!
Beco do Fotógrafo: um retrato analógico do Recife
Fotógrafo letão, Alexandre Berzin contou a história de Olinda em imagens

Coletivo chileno Las Niñas será objeto de estudo. Foto: Divulgação

Está edição abordará as produções e pesquisas desenvolvidas em Pernambuco, com as convidadas Mila Souza e Thaisa Figueiredo; irá explorar trajetórias artísticas femininas, por meio da história de Rosângela Rennó (RJ); lançará olhares sobre o coletivo chileno Las Niñas; provocará reflexões sobre a imagem com a fotógrafa, crítica e professora Lívia Aquino (SP); mergulhará nas pesquisas de Mariana Lacerda (PE) e em sua aproximação com Claudia Andujar; além de acompanhar o trabalho da paraense Elza Lima.

“As mulheres tiveram uma participação fundamental na história da fotografia, desde a sua invenção, sem ter o devido mérito. Desde Constance, companheira de Fox Talbot, um dos inventores da fotografia, passando por Gerda Taro, esposa de Robert Capa, fundador da agência Magnum, sempre foram alçadas a um papel secundário. Ou ainda foram censuradas e marginalizadas ao tentar expor seus próprios dramas, como a norte-americana Nan Goldin”, comenta Maria Chaves.

A fotógrafa pernambucana Mila Souza marcará presença no encontro. Foto: Divulgação

“No Brasil, importantes fotógrafas como Maureen Bisilliat (convidada da nossa última edição) e Claudia Andujar não têm seus trabalhos tão reconhecidos quanto outros tantos masculinos no cenário nacional”, relembra Maria. Segundo a coordenadora, esta edição não visa enaltecer as trajetórias de mulheres, mas contribuir com espaço para as narrativas femininas contemporâneas.

Todas as atividades do Pequeno Encontro de Fotografia acontecerão no entorno do Sítio Histórico de Olinda. Museu de Arte Contemporânea – MAC, Casa do Turista, Mercado da Ribeira, Sebo Casa Azul, Solar da Marquesa e Casa Balea são alguns dos lugares confirmados.

Programação paralela

Sebo Casa Azul do escritor Samarone Lima sediará o “Espaço do Livro”. Foto: Katarine Araújo

Além disso, uma série de exposições fotográficas escolhidas pela coordenação do encontro ocuparão diversos lugares da Cidade Alta, como bares, cafés e restaurantes. O evento também contará com Espaço do Livro, montado no Sebo Casa Azul, que funcionará durante toda a programação como um refúgio para a compra e venda de publicações fotográficas.

Uma expedição fotográfica nas ruas da Cidade Alta será realizada no penúltimo dia do evento. A atividade contará com paradas estratégicas em locais relevantes para a cultura e história de Olinda. No encerramento do evento serão exibidas as fotos realizadas pelos participantes ao longo da trajeto.

Outra novidade desta edição é a realização de um workshop ministrado pela fotógrafa Mila Souza direcionado a jovens de 12 a 16 anos. A oficina “Retratos de família – Um olhar antropológico” acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na Escola Municipal de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Amaro Branco.

4ª edição do Pequeno Encontro de Fotografia
📍
Cidade Alta/Olinda-PE
📅 De 31 de agosto a 2 de setembro
✍ Programação completa
Acesso livre
@facebook
@instagram