Feirinha de livros, música e poesia marcam as comemorações do primeiro aniversário do Sebo Casa Azul, localizado na Cidade Alta de Olinda.

O calendário imprimia 07 de abril de 2017 quando a casa abria suas portas com cerca de dois mil exemplares, fazendo transbordar o coração do seu idealizador: Samarone Lima.

O espaço é dedicado não apenas aos livros, mas sobretudo aos encontros, sendo por si só um convite a contemplar o belo e adentrar numa bolha atemporal, onde o tempo não obedece ao relógio e as palavras vibram por conta própria. Uma verdadeira preciosidade.

Sebo Casa Azul é novo reduto poético na Cidade Alta de Olinda

O sebo fica localizado na casa do escritor, em Olinda. Foto: Divulgação/Facebook

Para comemorar um ano de sarau na calçada, peças, leituras dramáticas, lançamentos de novas obras e venda de livros usados (extremamente bem escolhidos e cuidados – tanto que alguns o dono do sebo hesita em vender) a programação promete um final de semana especial.

Na sexta-feira dia (06), a partir das 20h09, acontece o já tradicional encontro batizado de “Poetas de sexta” recebendo convidados que passaram pelo Sebo Casa Azul “desbravando o terreno poético” nesse primeiro ano, como colocou Samarone. Raimundo de Morais, Fred Caju, Ñasaindy Barret, Katarine Araújo e Bell Puã são nomes confirmados. Mas o convite é aberto e sem burocracia para quem mais quiser chegar junto e dizer poesias suas ou dos outros.

Editora Porta Aberta. Foto: Divulgação/Facebook

No sábado (07) a farra literária continua a partir das 15h08 com feirinha de livros na calçada. O sebo promete colocar à venda alguns exemplares no precinho! Além disso, a feira contará com a presença de editoras independentes como a Castanha Mecânica, a Porta Aberta e a Cérbero Editora. O convite se estende para outras editoras que desejarem somar na circulação de livros no espaço.

Samba & Poesia

Gidália Santana canta Adoniran Barbosa. Foto: Fernando Luiz

Fechando a programação, ainda no sábado, a  partir das 20h06, tem música das boas com a voz marcante da cantora Gidália Santana. Ela apresenta o show “Adonirando Barbosamente” – oferecendo releituras das canções do pai do samba paulista Adoniran Barbosa, em parceria de Mariana Duarte (flauta) e Bart (piano).

As recriações priorizam pensar num formato diferente para o samba e se expressam sobretudo na rotatividade de instrumentos entre o trio que também faz uso do tamborim, violão, tambor e da caixinha de fósforos.

Além dos clássicos como Trem das Onze e Tiro ao Álvaro, o trio traz sambas menos conhecidos, inclusive canções inéditas que só foram descobertas após a morte do sambista e posteriormente gravadas por músicos de renome no disco “Se Assoprar posso acender de novo”.

Na ocasião, o espaço estará vendendo água, refrigerante e cerveja. A casa já solicitou uma máquina para débito e crédito que insiste em não chegar, então recomenda-se o uso do já caído em desuso dinheiro de papel, beleza?

Aniversário de um ano do Sebo Casa Azul de Olinda
?Rua 13 de Maio, 121, Carmo, Olinda-PE
? Sexta, 06 de abril (20h09) | Sábado, 07 de abril (15h08)
? (81) 9727-4095
Acesso Gratuito