Fala, Roda Presa! Hoje vamos falar do principal pilar da cultura do motociclismo. Desde o surgimento dos primeiros moto clubes, a base de todos sempre foi a irmandade e a liberdade, pilares estes que são fortalecidos com os encontros e eventos.

Fraternidade

Para os motociclistas, o outro é um irmão e cultuar os laços de todas as formas é uma satisfação. Ao redor do globo, todos se reúnem sempre às quintas, sejam em bares ou em passeios noturnos, aos sábados e domingos sempre tem um café da manhã como pretexto para rodar com os amigos, alguns desses que podem se conhecer no mesmo dia e se tornarem grandes parceiros.

Irmandade entre mulheres: na foto, Sidia, Ana Paula, Natalia e Andrea

Existem varias modalidades e formas de conviver e se relacionar. Tem os urbanos, que gostam de rodar pelas ruas e avenidas em curtos trajetos e paradas para exibir as máquinas, tem os que gostam de barro, lama e muita adrenalina nas motos Trail ou de Trilha, tem os moto velocistas, que curtem a alta velocidade em suas super máquinas e tem os estradeiros que veem num passeio sem destino a alegria de viver sob duas rodas.

Comunicação

Independente do modelo, marca ou estilo, um sempre cumprimenta o outro. É comum ver uma troca de acenos entre irmãos se cruzando na estrada. Existem códigos universais de comunicação entre os motociclistas, desde sinais com as mão e os pés, a coletes estendidos na traseira da moto ou capacetes no chão. Os sinais são para identificar riscos na pista ou até pedidos de socorro.

Moto Festival

Lucky Friends Rodeo

Ano após ano, ao redor do mundo, motociclistas se reúnem em grandes eventos. As festividades incluem corridas de motos, shows e festivais de rua. Em alguns lugares, são chamados de Bike Week, outros de Moto Week e Moto Fest. São geralmente organizados e patrocinados por empresas e instituições, mas, de fato, quem faz acontecer, é a irmandade.

Esse final de semana (13 e 14 de outubro) vai rolar, em Sorocaba/SP, o Lucky Friends Rodeo, o primeiro da America latina, com corridas em circuito oval em pista de areia.

Aqui no Recife, aos poucos, alguns entusiastas estão se reunindo para colocar eventos no calendário nacional. Amigos como Fabio, da Naipe Barbearia, que está realizando, pelo segundo ano consecutivo, o Recife Classic Kustom, que acontece em 11 de novembro, Cristóvão do Maverick Diner que estreou esse ano o seu Kustom Day Barbecue, Eduardo Carvalho, que vai lançar em dezembro o primeiro Rock Reno e outros que, mesmo sem apoio de grandes empresas e instituições, estão tentando fazer a Cena Kustom em nossa região.

Agenda semanal

Encontro de motos que acontece todas as quintas no Maverick Diner, nas Graças, Zona Norte do Recife

Quando: Hoje (11)
Horário: a partir das 20h
Local: Maverick Diner (Av. Rui Barbosa, 896, Graças, Recife/PE (esquina com Rua Amélia, ao lado do Museu do Estado)