Fala, Roda Presa! Hoje nós vamos falar sobre um pedacinho da cultura do motociclismo e sua imagem social. Estima-se que seu surgimento tenha sido na Inglaterra, no ano de 1897. Foi aí que ocorreu a primeira corrida, batizada de Motorcycle Scrambles, em Surrey, subúrbio de Londres, com entusiastas que corriam por lazer, criando assim uma cultura baseada na vida sobre duas rodas.

LEIA TAMBÉM:

Lata Nova: oficina na Tamarineira transforma motos em objetos de desejo

O que Harley-Davidson e burgers têm a ver com uma noite nas Graças

Um raríssimo flagrante: Fausto Macieira nos treinos livres para a Motorcycle Scrambles.
Construção da imagem

Com o tempo, alguns motociclistas se organizaram em associações denominadas como Moto Clubes, grupos de pessoas que cultuavam a irmandade e a liberdade. Entre as décadas de 1940 e 1950, nos EUA, surgiram grupos com tendências rígidas e padrões de gangues criminosas que contribuíram para o surgimento de uma fama ruim de motociclistas serem “arruaceiros” e “criminosos”.

Na década de 60, após alguns anos turbulentos, as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen com “A Grande Fuga”, uma sequência de filmes que chegou ao seu auge com o “Easy Riders”, um ícone entre os motociclistas. Finalmente inicia-se a mudança da imagem do motociclista.

Distintos Cavalheiros

Em 2012, Mark Hawwa, inspirado por uma foto de Don Draper (de Mad Men) vestido elegantemente e montado numa moto clássica, decidiu que um desfile temático seria uma ótima forma de combater o estereótipo frequentemente negativo dos motociclistas e, simultaneamente, pôr em contato comunidades de motociclistas. Assim surgiu o Distinguished Gentleman’s Ride (ou corrida dos Distintos Cavalheiros, em português). O primeiro desfile, em 2012, reuniu mais de 2.500 pilotos em 64 cidades.

 

Em 2016, o projeto sofreu uma mudança, devido a uma tragédia que representou a perda de um dos anfitriões do desfile. O financiamento de programas sociais passou a ser uma meta do DGR, através do novo parceiro oficial de solidariedade, a Movember Foundation.

Fernando Lessa pronto para o DGR
Segundo Fernando Lessa, participante do Distinguished Gentleman’s Ride, que acontece neste domingo (30) também em Pernambuco, na Reserva do Paiva, são mais de 70 mil motociclistas espalhados por 94 países e 605 cidades ao redor do globo, rodando por uma causa.
O movimento deve arrecadar este ano, cerca de 6 milhões de dólares, que serão revertidos para a pesquisa da cura do câncer de próstata e o tratamento da depressão masculina. “Durante três anos, briguei contra um câncer, passando por momentos psicologicamente muito difíceis. Participo pelo quarto ano consecutivo apoiando essa ação e rodando pela causa”.

Agenda semanal

 

Encontro de motos que acontece todas as quintas no Maverick Diner, nas Graças, Zona Norte do Recife

Quando: Hoje (27)
Horário: a partir das 20h
Local: Maverick Diner (Av. Rui Barbosa, 896, Graças, Recife/PE (esquina com Rua Amélia, ao lado do Museu do Estado)

Distinguished Gentleman’s Ride – Passeio em apoio a  pesquisa da cura do câncer de próstata e o tratamento da depressão masculina.

Quando: Domingo (30)
Horário: a partir das 14h
Local: Reserva do Paiva
Inscrições gratuitas pelo site: https://www.gentlemansride.com/rides/brasil

Por João Guido

Publicitário, empresário e motociclista. Pai de dois meninos, João Guido é louco por tattoo e acha que nasceu na década errada. Viciado em viagens, adora cerveja gelada e uma boa música. Cientista maluco e faz-tudo nas horas vagas, escreve sobre motos e Kustom Kulture sempre às quintas! Está também no @latanovamotorcycles.

 

O conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.