Fala, Roda Presa! Hoje nós vamos falar sobre um pedacinho da cultura do motociclismo e sua imagem social. Estima-se que seu surgimento tenha sido na Inglaterra, no ano de 1897. Foi aí que ocorreu a primeira corrida, batizada de Motorcycle Scrambles, em Surrey, subúrbio de Londres, com entusiastas que corriam por lazer, criando assim uma cultura baseada na vida sobre duas rodas.
LEIA TAMBÉM:
Lata Nova: oficina na Tamarineira transforma motos em objetos de desejo
O que Harley-Davidson e burgers têm a ver com uma noite nas Graças

- Construção da imagem
Com o tempo, alguns motociclistas se organizaram em associações denominadas como Moto Clubes, grupos de pessoas que cultuavam a irmandade e a liberdade. Entre as décadas de 1940 e 1950, nos EUA, surgiram grupos com tendências rígidas e padrões de gangues criminosas que contribuíram para o surgimento de uma fama ruim de motociclistas serem “arruaceiros” e “criminosos”.
Na década de 60, após alguns anos turbulentos, as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen com “A Grande Fuga”, uma sequência de filmes que chegou ao seu auge com o “Easy Riders”, um ícone entre os motociclistas. Finalmente inicia-se a mudança da imagem do motociclista.
Distintos Cavalheiros
Em 2012, Mark Hawwa, inspirado por uma foto de Don Draper (de Mad Men) vestido elegantemente e montado numa moto clássica, decidiu que um desfile temático seria uma ótima forma de combater o estereótipo frequentemente negativo dos motociclistas e, simultaneamente, pôr em contato comunidades de motociclistas. Assim surgiu o Distinguished Gentleman’s Ride (ou corrida dos Distintos Cavalheiros, em português). O primeiro desfile, em 2012, reuniu mais de 2.500 pilotos em 64 cidades.
Em 2016, o projeto sofreu uma mudança, devido a uma tragédia que representou a perda de um dos anfitriões do desfile. O financiamento de programas sociais passou a ser uma meta do DGR, através do novo parceiro oficial de solidariedade, a Movember Foundation.

- Segundo Fernando Lessa, participante do Distinguished Gentleman’s Ride, que acontece neste domingo (30) também em Pernambuco, na Reserva do Paiva, são mais de 70 mil motociclistas espalhados por 94 países e 605 cidades ao redor do globo, rodando por uma causa.
- O movimento deve arrecadar este ano, cerca de 6 milhões de dólares, que serão revertidos para a pesquisa da cura do câncer de próstata e o tratamento da depressão masculina. “Durante três anos, briguei contra um câncer, passando por momentos psicologicamente muito difíceis. Participo pelo quarto ano consecutivo apoiando essa ação e rodando pela causa”.
Agenda semanal
Encontro de motos que acontece todas as quintas no Maverick Diner, nas Graças, Zona Norte do Recife
Quando: Hoje (27)
Horário: a partir das 20h
Local: Maverick Diner (Av. Rui Barbosa, 896, Graças, Recife/PE (esquina com Rua Amélia, ao lado do Museu do Estado)
Distinguished Gentleman’s Ride – Passeio em apoio a pesquisa da cura do câncer de próstata e o tratamento da depressão masculina.
Quando: Domingo (30)
Horário: a partir das 14h
Local: Reserva do Paiva
Inscrições gratuitas pelo site: https://www.gentlemansride.com/rides/brasil
Por João Guido
Publicitário, empresário e motociclista. Pai de dois meninos, João Guido é louco por tattoo e acha que nasceu na década errada. Viciado em viagens, adora cerveja gelada e uma boa música. Cientista maluco e faz-tudo nas horas vagas, escreve sobre motos e Kustom Kulture sempre às quintas! Está também no @latanovamotorcycles.
O conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.