Você conhece a cinoterapia? Trata-se de uma abordagem terapêutica que envolve cães treinados para ajudar no tratamento de pessoas com deficiência. Os profissionais utilizam os cachorros para estimular e facilitar as aptidões dos pacientes. Em Olinda, o projeto Bolinha de Pelo, que leva essa técnica para as escolas municipais, acaba de completar dois anos de atividades.

Tudo começou quando Cássia Leôncio, psicopedagoga da rede municipal de ensino de Olinda, precisou em 2015 colocar uma prótese na coxa direita decorrente de uma necrose na cabeça do fêmur. As limitações trazidas pelo problema de saúde terminou por mudar o comportamento de Max, o cão Golden Retriever da profissional, que passou a tratá-la com mais carinho e participar das sessões de fisioterapia.

Leia também:
Boa Vista ganha creche para cachorros em tempo integral
Mulher recifense viaja Brasil em Kombi e tem cadela como ‘co-pilota’

O projeto que completa dois anos pode atender crianças, jovens e adultos. Foto: Divulgação/Facebook

A empatia do animal de estimação comoveu a psicopedagoga que decidiu criar o Bolinha de Pelo, projeto de cinoterapia que foi lançado em 2016 pela Prefeitura de Olinda. A iniciativa começou com o próprio Max junto a crianças e adolescentes estudantes do Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho (Caic), no bairro de Peixinhos.

Hoje, dois anos depois do lançamento do projeto, o projeto Bolinha de Pelo atende ao todo seis escolas da rede municipal olindense. Além das crianças, a iniciativa também pode atender adolescentes e adultos matriculados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com a ampliação dos trabalhos, o cachorro Max hoje divide a responsabilidade com outros “doutores”, como Mel, Aurora, Justin, Raio de Sol e Luna. Assim como o pioneiro, todos são cães da raça Golden Retriever treinados para transformar de forma positiva a vida de pessoas que necessitam de atenção especial, como o desenvolvimento de atividades motoras, orais, afetivas, dentre outras.

Projeto Bolinha de Pelo
📞
(081) 98831-8003
📬@ProjetoBolinhaDePelo