Mal acabou a segunda edição do REC’n’Play, e o Portomídia já está com as portas abertas para receber o “Coquetel Molotov Negócios: Rodadas e Encontros’, evento que faz parte da programação do No Ar Coquetel Molotov, que em 2018 completa 15 anos.

A programação de cursos, palestras e outras atividades tem como foco a profissionalização da cadeia artística musical do Nordeste e foi iniciada nesta terça-feira (13). Os encontros seguem até o dia 16, véspera da maratona de música que acontecerá no Caxangá Golf & Country Club.

Sprint, dia 1 (Foto: Nathália Fernandes/Porto Digital)

Neste primeiro dia, cerca de vinte pessoas pertencentes à cadeia produtiva da música local participaram do curso de “Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos”, resultado de uma adaptação da metodologia “Design Sprint”, desenvolvida pela Google, especialmente para o público brasileiro.

André Lira e Larissa Almeida, facilitadores da oficina e consultores de Negócios de Economia Criativa do Sebrae, trabalharam na imersão e auxílio dos participantes, que foram estimulados a identificar soluções para os problemas dos seus empreendimento e/ou setores criativos nos quais atuam, por meio do compartilhamento de ideias, sugestões e conteúdos.

“Hoje nós estamos prototipando e amanhã apresentamos possíveis soluções para os problemas apresentados aqui. O melhor da oficina é que sempre acontece das pessoas estarem com as mesmas dificuldades e a união ajuda a solucioná-las, é como aquela frase de Raul Seixas, ‘sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só’, a ideia é isso aqui ser uma terapia coletiva”, explica André Lira. “Eles precisam se ver como negócio e fazer essa imersão em um ambiente como o Porto Digital é incrível”, finaliza o facilitador.

Nos próximos dias, a ‘Coquetel Molotov: Rodada de Negócios e Encontros’ continua com palestras e bate-papos (pitching e encontros) no Auditório do Apolo 235 e no SInspire, e ainda com apresentações no Som na Rural, ambos no Bairro do Recife.

As inscrições via Sympla estão esgotadas; contudo, quem não garantiu sua vaga mas ainda assim tem interesse de participar pode comparecer aos locais antes do início de cada atividade: uma lista de espera será formada para preencher as vagas dos faltosos. Portanto, fica desde já a dica: vale arriscar!

OFICINA (continuação):
*Quarta-feira – 14 de novembro
Das 9h às 16h
Apolo 235 – Rua Apolo, 235

PITCHING:
*Quinta-feira – 15 de novembro
Das 11h às 13h
Apolo 235 – Rua Apolo, 235

*Sexta-feira – 16 de novembro
Das 11h às 13h
Apolo 235 – Rua Apolo, 235

ENCONTROS:
*Quinta-feira – 15 de novembro
Apolo 235 – Rua Apolo, 235

14h
Bate papo – Como se relacionar com marcas: artistas, projetos e festivais.
Com Samantha Almeida (Mynd8) e Gabriel Andrade (Festival Coala)
Mediação: Juli Baldi (Bananas)

16h
Espaços de música ao vivo para exposição de novos artistas e formação de público.
Com Felipe Cabral (Bailito), Felipe Matheus (Miragem), Katia Abreu (Dia da Música), Maria do Céu (Metrópole) e Alexandre Rossi (Circo Voador).
Mediação: Bruno Nogueira

18h
Sincronização e licenciamento de música para o audiovisual: da publicidade ao videogame.
Com Luiz Augusto Buff (1m1).

*Sexta-feira – 16 de novembro
Local: Sinspire – Pça do Arsenal

14h
Chegando na curadoria de festivais da forma certa.
Com Gutie (Rec Beat), Bina Zanetti (Psicodália), Melina Hickson (Porto Musical), Marcelo Damaso (Se Rasgum) e Daiane Dias e Fabricio Nobre (Bananada)
Mediação: Anderson Foca (DoSol)

16h20
Mídia paga digital, playlists, algoritmos e data: como usar as novas ferramentas do mundo digital a seu favor
Com João Pedro (OneRPM) e Yasmin Muller (Tidal)
Mediação: Juli Baldi (Bananas)

19h
Novas mídias para se divulgar conteúdo de música
Com Camila Garófalo (Mulher na Música / Sêla), Anderson Foca (DoSol TV), Alexandre Giglio (Minuto Indie), Gabriel Albuquerque (Jornalista / Kondzilla / Vice)
Mediação: Jarmeson de Lima (Coquetel Molotov)

SOM NA RURAL:
* Sexta – 16 de novembro
Local: SINSPIRE – Pça do Arsenal
A partir das 13h às 21h20