Olha que PorAqui tá muito bom, PorAqui tá bom demais!

Por essas bandas, o raio gourmetizador das festas juninas não chegou e vai passar longe. É tudo na base da tradição: forró pé de serra, muito bolo de milho e fogueira na rua. São arraiás à moda antiga, pra você levar toda a família. Tem opções gratuitas que acontecem no Recife e em Olinda.

? Acesse aqui o Guia do São João 2018 do PorAqui, com eventos, histórias, personagens, curiosidades do arrasta-pé de Pernambuco.

? Quer colaborar com algum conteúdo ou sugerir pautas? Conhece mais arraiás de rua? Manda sua ideia pro e-mail colabore@poraqui.news ou jogue aqui mesmo nos comentários. Vamos, juntos, crescer esta lista!

? Baixe agora nosso app gratuito e siga seu bairro: prq.news/ios ou prq.news/android

O guia das festas de São João no Recife e Região Metropolitana

São João no Sítio da Trindade

(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Em Casa Amarela, o São João já começou desde terça (12) e segue até o dia 30 de junho. Neste sábado (16), tem a Procissão dos Santos Juninos, que desce do Morro da Conceição até a festa no Sítio. A concentração da procissão começa às 16h e a saída acontece às 18h.

A agenda completa dos shows ainda não foi divulgada pela Prefeitura do Recife. O que foi divulgado foi que o polo vai receber shows do homenageado da festa, o forrozeiro Geraldinho Lins, além de apresentações de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Glorinha do Coco, Adiel Luna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia…

Pra acompanhar toda a programação, fica ligado PorAqui!

? São João do Sítio da Trindade
? Sítio da Trindade | Rua Jouberte de Carvalho, 2-92, Casa Amarela
? de 12 a 30 de junho
⏰ Vários horários
? Entrada gratuita

Arraiá da Virada Cultural

(Foto: Suellen Brainer / TV Jornal)

A festa junina no Teatro do Parque é em prol da reabertura do local, que está fechado pra reforma desde 2010. A entrada é gratuita e os festejos começam às 18h, com apresentação da Quadrilha dos Artistas, acompanhado do som do quarteto de forró Vôte O Que É Isso. Depois ainda vai rolar o Som na Rural, recebendo o Forró Coletivo Só Luiz, o pernambucano Helder Vasconcelos e a cantora Isaar.

Por lá vai ter também barraca do beijo, conduzida pelas palhaças do grupo Violetas da Aurora, várias brincadeiras juninas, venda de comidas típicas, e até a presença do Brechó de Atriz, com flores confeccionadas pela artista plástica e poetisa Ana Rosa, além de produtos da Virada, como bottons, camisetas e canetas.

? Arraiá da Virada Cultural
? Teatro do Parque | Rua do Hospício, Boa Vista, Centro do Recife
? 16 de junho
⏰ às 18h
? Entrada gratuita

Arraiá de San Martin

O bairro de San Martin vai receber um arraiá pra lá de animado neste sábado (16), a partir das 18h30. O evento é uma ação da Associação de Moradores Amor Forte em parceria com a Prefeitura do Recife.

A programação da festa conta com quadrilha junina à moda antiga, forró pé de serra, barraquinha de comidas típicas, concurso de rainha do milho e também uma mesa para o lanche coletivo (quem quiser participar só precisa levar um pratinho com alguma gostosura junina e dividir com a galera). O evento é totalmente gratuito.

? Arraiá de San Martin
? Praça João Pessoa de Queiroz, San Martin

? 16 de junho
⏰ 18h30
? Entrada gratuita

CDU Forró Fest

Foto: São João do Recife/Facebook
Sábado (16) é dia de forrozar na Rua General Polidoro, na Zona Oeste, no miolo entre a Várzea e a Cidade Universitária. O CDU Forró Fest 2018 acontece a partir das 15h, aberto ao público, e vai ser animado por quatro bandas de forró. A festa é gratuita e vai contar ainda com segurança, brincadeiras e banheiros químicos. Segundo os organizadores, as bandas começam por volta das 18h, pra ninguém ficar de fora!
? CDU Forró Fest
? Rua General Polidoro, CDU
? 16 de junho
⏰ às 15h
? Entrada gratuita

1° Forró de Andada do Bloco Mangueira Fest

Esse é um arraiá pra quem não tem preguiça, viu? O 1° Forró de Andada do Bloco Mangueira Fest vai desfilar pelas ruas do bairro da Mangueira, na Zona Oeste do Recife. A festa começa na Rua Louro Sodré e segue forrozando pelo bairro durante 1h até chegar no Clube Master Lazer. E o melhor: a festa toda é gratuita e não tem hora pra acabar!

? 1° Forró de Andada do Bloco Mangueira Fest
? Concentração na Rua Louro Sodré, Mangueira, Recife
? 16 de junho
⏰ 19h
? Entrada gratuita

Arraiá de Seu Tuba

(Foto: divulgação/ Setúbal Festival)

O bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife, vai receber festejos juninos neste sábado (16), a partir das 16h. O evento de rua é gratuito e vai contar com programação pra toda a família. Às 16h, vai rolar forrozin pé de serrá, às 18h será a vez da apresentação da quadrilha junina Pisa na Fulô, seguida pelo show do Tio Bruninho às 18h30. Pra fechar a noite, os shows de André Rio e de Fael Mariz. 

Além das apresentações musicais, o evento vai contar com cidade cenográfica, barracas com comidas típicas e atrações infantis.

? Arraiá do Seu Tuba
? Rua Dr. Luiz Inácio Pessoa de Melo, Setúbal
? 16 de junho
⏰ às 16h
? Entrada gratuita

15º Forró de Salu São João da Casa da Rabeca

(Foto: Divulgação/Ivan Alecrim)

A Casa da Rabeca mantém sua tradição e monta o seu grande arraial junino. A 15ª edição do Forró do Salu será realizada nos dias 22 e 23 de junho, com direito a comidas típicas, quadrilha junina, fogueira, brincadeiras e muito forró pé de serra. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

? 15º Forró de Salu  São João da Casa da Rabeca
? Casa da Rabeca | Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda
? 22 e 23 de junho
⏰ às 20h
? Entrada: 1 kg de alimento não perecível

São João em Olinda na Praça do Carmo

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

E quem disse que Olinda é só de Carnaval? Pela primeira vez o São João foi incluído no calendário oficial da cidade, com um polo especial na Praça do Carmo. Os festejos serão da quinta (21) até o domingo (24), com shows, cidade cenográfica e brincadeiras juninas.

Entre os artistas que se apresentarão no local estão Maciel Melo, Irah Caldeira, Ed Carlos, André Lins, Israel Filho, Quinteto Sala de Reboco e Rodrigo Raposo. A programação é toda gratuita e aberta ao público.

? São João no polo da Praça do Carmo
? Praça do Carmo, Olinda
? de 21 a 24 de junho
⏰ às 17h
? Entrada gratuita

Arraiá Eu Acho É Graça

(Foto: Tiago Martins Rêgo/Colaboração)

 

Bem organizado que só o povo das Graças, vai ter festa junina por lá também! O São João do bairro acontece no dia 1º de julho, com direito a forró pé de serra e muita comida de milho. A festa é gratuita e nesta quinta, 16 de junho, vai ter bingo pra ajudar a arrecadar fundos pro Arraiá, na Fazendinha, Rua das Graças, 219, a partir das 16h.

? Arraiá Eu Acho É Graça
?1º de julho
?Bodega de Veio | Av. Rui Barbosa, 546
⏰das 15h às 21h
?Entrada gratuita