Sonho do Mestre Salustiano (1945-2008) que se tornou realidade, a Casa da Rabeca do Brasil, localizada na Cidade Tabajara, em Olinda, hoje é reduto de referência no estado de Pernambuco como espaço de resistência que tem a missão de preservar as tradições da cultura popular pernambucana.

Com uma vasta programação de atividades durante o ano, como o Encontro de Cavalo Marinho que acontece todo dia 25 de dezembro e a Festa de Reis, realizada no dia 06 de janeiro, a Casa esse ano prepara uma programação rocheda de dois dias para celebrar com alegria o 15º Forró de Salu.

As memórias de Maciel Salú quando a Casa da Rabeca era apenas um sítio

Nos dias 22 e 23 de junho, o evento transformará a Casa da Rabeca em um autêntico arraial, com comidas típicas, quadrilha improvisada, fogueira e, óbvio e ululante, muito forró. Como já faz parte da tradição, o evento esse ano investe mais uma vez na solidariedade e o passaporte para a festa é mediante entrega de 1kg de alimento não perecível.

Casa da Rabeca enquanto espaço cultural é um sonho antigo de Mestre Salú. Foto: Divulgação

O forrózin começa na sexta-feira (22), a partir das 20h e, segundo as boas línguas, não tem lá muita hora pra acabar. Na programação desta noite, estão o Trio Pé de Serra Beberibe, Gilmar Leite, Andrezza Formiga e Nordestinos do Forró.

Já no sabadão (23), véspera junina, a diversão fica por conta do Coco de Dona Dau, Forró Serrado, Maciel Salu, Roberto Cruz e Ed Carlos. “Em todas as épocas do ano, nossa intenção é apresentar o que de mais genuíno existe na cultura nordestina”, resume Pedro Salustiano, um dos filhos de Mestre Salú à frente da Casa da Rabeca.

A Casa da Rabeca tem infraestrutura completa para o público: área interna e externa, além de mesas e estacionamento. O evento tem apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Olinda e Pitú.

15º Forró de Salu – São João da Casa da Rabeca
?Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara/Olinda
? Sexta (22) e sábado (23) de junho
⏰ 20h
? (081) 3371-8197
? Acesso mediante doação de 1kg de alimento
? Estacionamento: R$ 5