A Orquestra de Pífanos de Caruaru vai se apresentar, mais uma vez, na abertura do Maior e Melhor São João do Mundo, dia 2 de junho, no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Este ano, comemorando dez anos de fundação, a banda promete se apresentar com um diferencial, trazendo novos arranjos e novas músicas no repertório, sonoridade diferenciada nos timbres e alto nível de afinação, em virtude de um trabalho de pesquisa para confecção dos novos pífanos, feitos pelo pifeiro Luthier Alexandre Rodrigues.

Maestro Mozart Vieira. (Foto: Geyson Magno)

Outra novidade importante é a quantidade de integrantes. Em 2017, a orquestra possuía 55 músicos, este ano 75 músicos e mais oito componentes da equipe técnica fazem parte do grupo, entre pifeiros, percussionistas, coralistas e instrumentistas harmônicos.

Comidas gigantes dão início ao São João de Caruaru

História

Criado pelo maestro Mozart Vieira em 1º de junho de 2008, o movimento é uma autêntica expressão da cultura popular do Nordeste brasileiro.

A banda abriu o São João de Caruaru nos anos de 2010 e 2017 e volta em 2018, sempre com a participação especial da madrinha Elba Ramalho. A banda, desde a sua fundação, tem feito uma histórica parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC).

A formação continuada é desenvolvida tanto na orquestra como no projeto “Escola de Pífanos do Alto do Moura”, coordenado pela maestrina Creusa Viera e criado pela FCTC e que foi inspirado no trabalho desenvolvido pela orquestra.

Orquestra de Pífanos fará a abertura do São João de Caruaru. (Foto: Geyson Magno)

A orquestra possui um trabalho experimental, onde o respeito à história e à tradição do pífano e seus mestres é o ponto de partida.

“Além de ser um ambiente de pesquisa, o intercâmbio cultural entre mestres pifeiros e jovens aprendizes, junto com pesquisadores, estudantes universitários de música e amantes da arte do pífano, faz com que esse caldeirão de emoções transborde e mantenha-se em efervescência todo o tempo, respeitando a tradição e a transmissão do conhecimento oral e empírico”, explicou Maestro Mozart Vieira, criador e regente do grupo.

Polo Azulão, em Caruaru, terá noites com rock, samba e forró

Shows

Além da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, também se apresentam, neste sábado (02), a cantora Elba Ramalho, a banda Fulô de Mandacaru e o cantor Jonas Esticado.

Confira a programação oficial do Pátio do Forró:

Arte: Thiago Ramos/PorAqui