Envolvendo o sagrado e o profano, a Procissão dos Santos Juninos é uma das mais bonitas expressões do São João no bairro de Casa Amarela. Neste ano, a procissão acontece neste sábado, com concentração a partir das 16h e saída da frente do Santuário do Morro da Conceição a partir das 18h, descendo o morro e seguindo até a festa no Sítio da Trindade, em um percurso de cerca de dois quilômetros.

Com jeitinho de interior, São João no Sítio da Trindade começa nesta terça (12)

A procissão homenageia vários santos, cada um representado por uma bandeirinha. Os quatro mais populares desta época do ano – São José, Santo Antônio, São João e São Pedro – vão na frente, em um andor. As bandeirinhas de outros santos menos lembrados, como São Paulo e Santa Isabel, vão em seguida. Depois que as bandeirinhas e o andor são abençoados pelos padres, a procissão segue em direção até a imagem de Nossa Senhora da Conceição, para um abraço simbólico

Confira a programação do concurso de quadrilhas no Sítio da Trindade

Os fogos no morro marcam o início da descida, geralmente às 18h. A procissão cruza a Avenida Norte e segue pela Rua da Harmonia e entra no Sítio pela Estrada do Arraial. O começo do percurso é acompanhado por 50 bacamarteiros e a banda Vereda Tropical do maestro Lessa que acompanha as pessoas que cantam hinos religiosos.

Do meio para o final, a música muda e a procissão é tomada por triângulo, zabumba e sanfona. Na Avenida Norte, a Forrovioca aguardará o cortejo ao som do trio pé-de-serra Os Tangarás. Ao chegar no Sítio da Trindade, os participantes são recebidos com mais forró pela Associação Musical 19 de Fevereiro.

Casa Amarela de antigamente: Você reconhece esses lugares?

A previsão é de que a procissão chegue no Sítio da Trindade por volta das 20h. No ano passado, duas mil pessoas acompanharam o cortejo. O andor com imagens dos quatro santos ficam no Sítio até o final do ciclo junino.