Em tempos de fechamento de livrarias no Centro do Recife, as bibliotecas públicas se mantêm com o seu acervo aberto ao público. Para facilitar a vida dos leitores e leitoras da cidade, o PorAqui montou esta lista com 4 bibliotecas públicas localizadas na região.

Leia também:
7 museus para visitar de graça no Recife Antigo e Centro

Gabinete Português de Leitura de Pernambuco

Localizado ali pertinho do Palácio do Campo das Princesas, na Rua Imperador Dom Pedro Segundo, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é um dos três gabinetes remanescentes no Brasil. É o segundo mais antigo e possui o segundo maior acervo, perdendo apenas para o Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

Sua estrutura é ampla e conta com auditório e salão de exposições, onde ocorrem seminários, conferências, reuniões, lançamento de livros, exposições fotográficas e projeção de filmes portugueses. A programação completa de eventos pode ser conferida no Facebook do espaço.

Falando da biblioteca, o acervo é gigantesco e conta com 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos 17, 18 e 19. O local conta ainda com sala de estudos climatizada e rede de wi-fi aberta. Tudo é gratuito e aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

? Gabinete Português de Leitura de Pernambuco
? R. Imperador Pedro Segundo, 290, Santo Antônio, Recife – PE
⏰  Segunda a sexta, das 8h às 12h | das 13h às 17h
☎ (081) 3224-2593

Arquivo Público de Pernambuco

Foto: Arquivo Público de Pernambuco/divulgação

Do lado do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, fica o Arquivo Público de Pernambuco, também na Rua Imperador Dom Pedro Segundo. O prédio construído em 1731 foi recentemente tombado pelo Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural.

O Arquivo Público guarda parte importante da história de Pernambuco em documentos, mapas, leis, jornais, livros e manuscritos preservados. A biblioteca conta com um enorme acervo de documentos, além da hemeroteca (coleção de jornais e revistas) com exemplares até do século 17.

O espaço é aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h.

? Arquivo Público 
? R. Imperador Pedro Segundo, 371, Santo Antônio, Recife – PE
⏰ Segunda a sexta, das 8h às 17h
☎ (081) 3184-1125

Biblioteca Pública do Estado

(Foto: Ademar Filho)

Criada em 1853, a Biblioteca Pública do Estado fica localizada na Rua João Lira, no bairro de Santo Amaro. Seu acervo é estimado em 270 mil livros e cerca de 370 mil volumes de periódicos. O espaço conta com ar condicionado, mesas de estudo, computadores e rede de wi-fi aberta. O local é aberto ao público, mas pra levar os livros pra casa é preciso fazer um cadastro e residir no Recife.

? Biblioteca Pública do Estado
? Rua João Lira, s/n – Santo Amaro, Recife – PE
⏰ Segunda a sexta, das 8h às 20h45
☎ (081) 3181-2642

Biblioteca da Faculdade de Direito

Foto: Luca Rodrigues/colaboração

Localizada na majestosa Faculdade de Direito do Recife (FDR), a biblioteca conta com um acervo de mais de 90 mil livros e periódicos da área jurídica. O espaço conta com mesas de estudo e wi-fi gratuito, além de laboratório de informática para os alunos matriculados na faculdade. Por lá, só quem é aluno da instituição pode levar os livros pra casa, mas todo o acervo é aberto ao público para consulta no local.

? Biblioteca da Faculdade de Direito
? Faculdade de Direito do Recife
⏰ Segunda a sexta, das 8 às 21h30