Nada de Melpômene, Calíope ou Euterpe. Na verdade, o artista plástico pernambucano Quihoma Isaac elegeu como suas musas Gretchen, Madonna, Rita Lee, Letícia Spiller, Cláudia Raia, Carmem Miranda, Bette Davis, entre outras figuras que permeiam o imaginário pop nacional e internacional. Elas estão em “Na Trilha das Musas”, sua primeira exposição individual, que ocupa, a partir desta quarta (16), às 19h, o Centro Cultural Correios-Recife, no Bairro do Recife.

São 28 ilustrações, em arte digital, aquarela e originais de Quihoma. Na exposição, musas e heroínas de diferentes épocas são retratadas como figuras místicas e pós-modernas, em traçados de cores fortes e vibrantes, com inspiração na pop art, e com riqueza de detalhes.

“Sempre fui bastante envolvido com elementos e personalidades das décadas passadas, principalmente dos anos 1980”, diz Quihoma. “Além do meu fascínio por coisas do passado, também amo o mar, sereias, criaturas místicas”, conta.

(Foto: Paulo Costa)

E a grande homenageada – duplamente – por Quihoma é Elke Maravilha. Além de figurar entre as musas, a data escolhida para a abertura da exposição – este 16 de agosto de hoje – marca um ano da morte da artista, que “foi brincar de outra coisa”.

Assim como Elke, as figuras femininas retratadas por Quihoma trazem como marca na cena artística expressão, atitude, irreverência e talento. E as ilustrações da exposição, que fica em cartaz até o dia 20 de outubro, fizeram parte do livro Shesus, escrito pela atriz americana Hilary Shepard, em 2013.

SERVIÇO
Exposição “Na trilha das musas”
16 de agosto a 20 de outubro
Centro Cultural Correios Recife | Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
Horários de visitação: De terça a domingo, das 11h às 17h
Informações: (81) 3224-5739
Entrada franca