O universo encantado das sereias retratado em pinceladas surrealistas é o que traz a exposição Sereia é mulher. E a outra parte, o que ela quiser, do artista pernambucano Java Araújo. A mostra será inaugurada nesta quinta (9), às 17h, na Galeria de Artes Corbiniano Lins, no SESC Santo Amaro, com acesso gratuito.

Mais de 20 pinturas com técnicas mistas e algumas intervenções compõem a exposição, que ficará em cartaz até o dia 28 de setembro. Java se inspirou na obra Invenção Coletiva, do pintor surrealista René Magritte.

LEIA TAMBÉM:
‘Palavra em Movimento’: Arnaldo Antunes traz exposição ao Recife
Exposição dos 30 anos de Devotos ganha mais dias em cartaz no Mamam

Nela, há a subversão da ordem do que se entende por sereia. No lugar da cauda, estão as pernas humanas, e onde seria o tronco humano, há uma cabeça de peixe.

Um verdadeiro cardume de “mulheres-peixe” se desvela, apresentando nuances de engajamento na luta pela liberdade do público feminino, que se transformam seguindo suas vontades.

Interatividade

Java Araújo utilizou as redes sociais para a criação da obra. Fez uma enquete no seu Facebook, convidando as mulheres a responderem a pergunta: “Se você fosse uma sereia, qual seria a sua outra metade?”. As repostas foram variadas, desde mulheres aladas a tempestade e vulcões.

“Ultimamente tenho me voltado para este universo surrealista, mas sempre carregando com tinta forte a problemática social, o mundo em que estamos vivendo e encarando diariamente”, explica o artista. As obras estarão à venda na Galeria.

Exposição Sereia é mulher. E a outra parte, o que ela quiser, de Java Araújo
9 de agosto a 28 de setembro
📅 Abertura: Quinta (9), às 17h
⏰ Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
📍 Galeria Corbiniano Lins/SESC Santo Amaro | Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro
💵 Acesso gratuito