Fortalecer e promover o intercâmbio entre artistas que compõem a cultura periférica é a proposta do Baile de Favela, evento que acontece nesta sexta-feira (25), às 21h, no Catamaran (Cais de Santa Rita), bairro de São José.

Organizado pela produtora independente 9k, o Baile de Favela de logo mais irá reunir artistas representativos nos movimentos do rap, brega e funk das inviabilizadas periferias da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Vista como uma edição especial, o encontro terá a honra de receber duas atrações de renome nacional. O paulista e DJ dos Racionais MC’s, KL Jay, e o MC baiano Vandal de Verdade. Eles vão dividir o mesmo palco com o grupo local FemiGang, os DJs 9Kilates e MC’s da nova safra do rap pernambucano.

Kleber Simões, o KL Jay, DJ do mais poderoso grupo de rap brasileiro, os Racionais, vem ao Recife apresentar o seu set com um repertório de originais do Hip Hop que já é uma marca do seu trabalho como o DJ Easy Lee, do Kool Moe Dee, sua maior influência.

MC Vandal de Verdade é nome de destaque no rap contemporâneo. Foto: Divulgação/Youtube

Vandal de Verdade é o nome do MC soteropolitano que vem ganhando destaque na cena rap nacional desde que lançou a mix tape TIPOLAZVEGAZH MIXTAPEH (2015). “Estou muito feliz por estar no Recife pela primeira vez, em contato com a música que é feita nas trincheiras da cidade representada pela bregafunk e do rap dentro de um contexto realmente periférico”, diz o MC.

Representatividade feminina

A produção das mulheres está representada pelo grupo FemiGang. As MCs Maria Helena, Maria Luísa, Adelaide Santos e DJ Themonia se reuniram em 2017 e desde então vem ganhando notoriedade na cena underground recifense tendo se apresentado em espaços como a Galeria Arvoredo, considerada “o solo sagrado do rap” na cidade.

Femigang representam o Recital Boca do Trombone do Alto do Pereirinha (Água Fria). Foto: Divulgação/Facebook

Integrantes do Recital Boca no Trombone, de Água Fria (Zona Norte), em março deste ano, as MCs, que tratam de questões raciais e do empoderamento feminino em suas letras, lançaram o primeiro videoclipe oficial, “40 LÍRICA” e, mais recentemente, “Naipe Valesca”.

Óaraf, Mariá, HTTP e Ojuara que integram o time de Djs da 9kilates também compõem a programação da noite. O set do coletivo bebe do que há de mais visceral no movimento recifense brega, passando pelo “Funk de galera” e o BregaFunk, gênero que explodiu nacionalmente com o hit “Envolvimento”, de MC Loma.

Dentro da proposta de fortalecimento dos artistas da cidade, o Baile de Favela também vai contar com shows da nova safra MCs pernambucanos da cena locais como Schnneider, Biggie N. e DJ Brisa.

 Baile de Favela
Catamaran Tours – Cais Santa Rita, s/n – São José/Recife
? Sexta, 25 de maio
⏰ 21h
? R$30,00
@BailedeFavela