O canal do Youtube ‘Mexe com Tudo’ ganhou, no início desta semana, o Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, na categoria Promoção e Difusão. O prêmio é oferecido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe.

O ‘Mexe com Tudo‘ é um canal totalmente dedicado ao frevo, criado e conduzido pelo coreógrafo e passista Otávio Bastos. Nele, o internauta pode conhecer mais sobre o gênero e suas histórias, curiosidades e particularidades. O ‘Mexe com Tudo’ é também colaborador do PorAqui, que publica cada novo vídeo lançado no canal.

Otávio Bastos é quem conduz o canal ‘Mexe com Tudo’ (Foto: Reprodução/Facebook)

E foi justamente por essa proposta de produção de conteúdo cultural na plataforma virtual, ao alcance de qualquer pessoa, que o canal foi premiado. “Um prêmio como esse traz uma credibilidade”, diz Otávio. “E tem a ver também com divulgação. A partir disso, pode-se alcançar novos públicos, pessoas que ainda não conhecem o canal”, comemora.

“Estou muito feliz porque o canal tem apenas 9 meses, do primeiro vídeo até agora, e as coisas tão correndo muito bem. Você sempre dá aquele primeiro pontapé e fica aquela coisa: ‘ será que vai dar certo? Na internet já tem tudo’, mas você vai lá, com uma pitada de doidice e muito amor pelo que faz, e as coisas dão certo”, completa.

Frevo cinquentão

Além da premiação, Otávio Bastos também está com outra novidade: a Oficina de Frevo Cinquentão, que acontece de 6 de agosto a 29 de novembro, no Paço do Frevo, Bairro do Recife. A pré-inscrição deve ser feita com preenchimento do formulário online.

Catalogado pelo Mestre Nascimento do Passo, o Frevo Cinquentão é uma modalidade de frevo pouco acrobático, com movimentos mais curtos, e lida com a criatividade, a improvisação e é recheado de “mungangas”.

Mestre Nascimento do Passo catalogou diversas modalidades de frevo, entre elas, o “Cinquentão” (Foto: Reprodução/Facebook)

Na oficina, os alunos serão estimulados a desenvolver uma poética própria do corpo ao dançar o frevo à sua maneira, lançando mão da criatividade e imaginação, respeitando seu corpo e limites.

“Tem uma parte da aula que não é a gente dançar bonito para o olho do outro, que é como se costuma fazer socialmente. Eu apago a luz e a gente dança frevo no escuro, porque a ideia é encontrar o prazer no movimento desse corpo dançando”, diz Otávio.

A turma para a oficina tem até 25 vagas, podendo se inscrever pessoas de 16 a 65 anos, com ou sem experiência em dança. As aulas serão as terças e quintas, das 19h às 20h30. A mensalidade da oficina é de R$ 100.

Oficina de Frevo Cinquentão
📅 6 de agosto a 29 de setembro (4 meses)
⏰ Terças e quintas, das 19h às 20h30
📍 Paço do Frevo | Praça do Arsenal da Marinha, s/n – Bairro do Recife
💵 R$ 100 (mensalidade)
👉 Pré-inscrição: formulário online