Tendo como pano de fundo a eleição para governador de Pernambuco em 1911, a guerra entre as famílias Bezerra e Araújo pelo comércio de algodão e a chegada de um cangaceiro, a HQ Luto (134 páginas) traz um bom pedaço da história de Pernambuco estampada em suas páginas.

O lançamento de Luto será neste sábado (18), às 10h, no Museu do Trem/Estação Capiba, que fica no bairro de São José. A HQ – editada pela Peba Publicações – marca a estreia do roteirista Bruno Florêncio (conhecido como bj fogueteiro), e traz ilustrações de Rafael Dantas, Milton Estevam, Téo Pinheiro e capa de J. Borges.

LEIA TAMBÉM:

Heróis da cultura pop viram xilogravura nas mãos de Lourenço Gouveira

(Foto: Reprodução)

Luto traz momentos importantes da história de Pernambuco, pouco conhecidos da cultura popular. A história gira em torno da guerra entre as famílias Bezerra (chefiada pelo coronel Bezerra, partidário do general Dantas Barreto) e Araújo (liderada pelo Coronel Bastô Araújo, seguidor do conselheiro Rosa e Silva) pelo controle do comércio do algodão, formação de curral eleitoral e manutenção do poder.

Com a morte de Zé Aboiador, vaqueiro da família Bezerra, a tensão entre as famílias aumenta. E o rastilho de pólvora que faltava, incendeia com a chegada do cangaceiro Urubu à Alagoa de Baixo, onde se passa a história.

Lançamento

No lançamento de Luto – que estará à venda, por R$ 20 – , haverá um debate com o roteirista bj fogueteiro, professor Bruno Alves, doutor em educação e especialista em quadrinhos Fábio Paiva, com mediação da museológica Mariza Monteiro, com tradução simultânea para Libras de Diel Moura.

Além disso, 20 páginas da HQ, ampliadas em A3, ficarão expostas no Museu do Trem, para visitação até o dia 31 de agosto. A mostra faz parte da 11ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Luto tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Lançamento da HQ Luto
? Sábado (18), das  10h às 12h
? Estação Central Capiba – Museu do Trem | Rua Floriano Peixoto, s/n – São José)
? Entrada gratuita
? Informações: (81) 3184-3197 (Museu do Trem)