Dois importantes nomes da história e cultura da nossa cidade estão no roteiro do Olha! Recife deste final de semana. O projeto vai percorrer lugares onde Carlos Pena Filho e Francisco do Rêgo Monteiro (o Conde da Boa Vista) deixaram suas marcas, seja na poesia como em obras emblemáticas no Recife.

No sábado (23), o “poeta azul”, Carlos Pena Filho é o homenageado. Também jornalista e crítico literário, ele viveu a cidade como ninguém e escreveu sobre ela em seus versos.

Na Praça da Independência (conhecida popularmente como Pracinha do Diario) está uma estátua em homenagem ao poeta. Lá, no antigo Diario de Pernambuco, Pena Filho trabalhou como jornalista. Próximo dali existia o Bar Savoy, que também está em seus poemas. São 50 vagas gratuitas oferecidas para o passeio, que sairá às 14h, da Praça do Arsenal.

Já no domingo (24), é a vez de conhecer o Recife que alude à trajetória de Franciso Rêgo Barros, o Conde Boa Vista. O passeio será a pé e tem início às 9h, saindo, também, da Praça do Arsenal.

Palácio do Campo das Princesas está no roteiro do Olha! Recife no domingo (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Presidente da Província de Pernambuco de 1837 a 1844, grande parte das transformações que ocorreram no Recife nesta época passaram pelas suas mãos: o Teatro de Santa Isabel, novas pontes e aterros voltados à expansão da cidade. Entre eles, a antiga Rua Formosa, hoje, Avenida Conde da Boa Vista.

O passeio irá contemplar o Cais da Alfândega, o Palácio do Campo das Princesas e a Rua da Aurora, onde está o palacete que foi moradia do Conde. O roteiro a pé tem 70 vagas.

Para se inscrever, é só acessar o site www.olharecife.com.br.

SERVIÇO
Olha! Recife

Sábado (23) – Carlos Pena Filho
Saída às 14h, da Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)

Domingo (24) – Francisco do Rêgo Monteiro (Conde da Boa Vista)
Saída às 14h, da Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)

*Para os dois passeios, os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas às instituições sem fins lucrativos da cidade.