Em cartaz desde 9 de maio, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, bairro da Boa Vista, a exposição A Arte é um Manifesto – 30 Anos de Devotos tem sido, além de uma mostra que perpassa as três décadas de trajetória da banda do Alto Zé do Pinho, um espaço de encontros.

Provas disso foram a participação do Devotos na abertura da exposição, com um show surpresa, e o lançamento do clipe Eu o declaro meu inimigo, no dia 18 de maio, também durante a mostra. Momentos de aproximação entre criadores e o seu público.

Devotos se apresentou na inauguração da exposição (Foto: Eric Gomes)

LEIA TAMBÉM:
‘Palavras em movimento’: Arnaldo Antunes traz exposição ao Recife
As “sereias” de Java Araújo em exposição no SESC Santo Amaro

O próximo encontro promovido pela exposição será nesta sexta (10), às 19h, no auditório do Mamam. Será realizado um bate-papo sobre a cena underground pernambucana, com curadoria do multiartista Neilton (guitarrista da Devotos e autor da exposição) e mediação de Cannibal.

Cannibal será o mediador do bate-papo (Foto: Aline Sales e Vanessa Alcântara)

Uma discussão sobre o que era a cena underground de Pernambuco há 30 anos, época dos primeiros passos da Devotos e como ela funciona, quem faz essa cena atualmente. Participam do bate-papo Kira Aderne (Diablo Angel), Julia Claudino (Recife Underground Scene), Fabrício Felipe (Plugins), Marcus ASBarr (BioDiverCidade Produções) e Paulo André Moraes (Abril Pro Rock). A entrada é gratuita e aberta ao público.

A exposição

A Arte é um manifesto – 30 Anos de Devotos faz um passeio por 30 anos de carreira da banda Devotos através de imagens. São cerca de 60 peças, entre quadros criados por Neilton – que, além de guitarrista, é, entre outras várias atividades, artista visual – para os projetos gráficos dos CDs e vinis da Devotos, backdrops, pôsteres, ingressos e capas de fitas demo, entre outros.

Devido ao sucesso de público, a exposição teve sua permanência no Mamam prorrogada. Inicialmente programada para encerrar no dia 15 de julho, a A Arte é um Manifesto fica em cartaz até o dia 26 de agosto.

(Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)
(Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)

A mostra se distribui em quatro salas de dois andares do Mamam. Na primeira, aquarelas e telas que serviram de base para os projetos gráficos dos discos Agora tá valendo (1997); Devotos (2000); e a Hora da Batalha (2003), além da réplica de um backdrop utilizado nos shows e outros elementos como o corpo da primeira guitarra de Neilton e o primeiro baixo de Cannibal, “jogados” entre cases.

Na segunda sala acontece uma imersão nos shows da Devotos através de uma intervenção audiovisual: em três backdrops pintados por Neilton são projetados três vídeo mapping do artista multimídia Gabriel Furtado (Media Sana/VJs Retinantz), que utiliza obras de Neilton como conteúdo, com o som da Devotos rolando ao fundo.

(Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)
(Foto: Reprodução)

No segundo andar, estão quadros e trabalhos visuais desenvolvidos para os projetos gráficos dos CDs Flores com Espinhos para o Rei (2006) e Póstumos (2012); e do LP Victoria (2010), primeiro vinil da banda, lançado na França.

Também no segundo andar são exibidos vários clipes da Devotos e o documentário Punk Rock Hardcore (1995), de Adelina Pontual, Cláudio Assis e Marcelo Gomes.

(Foto: Eric Gomes)
(Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)

A exposição ainda apresenta fitas demo, CDs, vinis, camisetas e vários cartazes desde os anos 1980, tanto os criados por Neilton quanto o que ele vem colecionando ao longo dessas três décadas.

A Arte é um manifesto – 30 anos de Devotos conta com acessibilidade. A legenda das peças estará disponível também em braile, assim como haverá ambientes da exposição com audiodescrição.

Bate-papo sobre a cena underground pernambucana
📅 Sexta (10), às 19h
📍 Auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam | Rua da Aurora, 265 – Boa Vista
💵 Aberto ao público|

Exposição A Arte é um Manifesto – 30 Anos de Devotos
📅 Até o dia 26 de agosto
📍 Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam | Rua da Aurora, 265 – Boa Vista
💵 Acesso gratuito