A rede de apoio entre mulheres Mete a Colher, em parceria com o Porto Digital, traz para o Recife a exibição do documentário Chega de Fiu Fiu (2018), das diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão. A sessão vai acontecer na próxima quarta-feira (13), às 19h, no auditório do Apolo 235, no Bairro do Recife.

O filme integra a campanha homônima, lançada em 2013, contra o assédio sexual em espaços público, criada pela organização Think Olga. Após a exibição, a temática tem continuidade num bate-papo entre convidadas que irão relatar suas experiências diárias como usuárias de transporte público e bicicleta, além da relação com a cidade.

“Nós queremos cada vez mais desmitificar o tema assédio e violência contra as mulheres, por isso essas mulheres irão compartilhar a experiência delas e gerar um bate-papo com o público que vai assistir ao filme”, afirma a co-fundadora do Mete a Colher, Renata Albertim.

Chega de Fiu Fiu traça uma narrativa composta por três momentos: a utilização de óculos com uma microcâmera escondida, usado por mulheres em seu dia a dia; a vida de três personagens de diferentes cidades (Brasília, São Paulo e Salvador); e o diálogo com especialistas sobre assédio, identidades, sexualidade, participação e mobilização social e masculinidades.

“Não só a entrevista com personagens, mas a dinâmica de cada uma delas com suas cidades foi nos ajudando a construir o argumento real do filme. Ao longo do projeto, criamos alguns artifícios de filmagem como o óculos-espião, o que nos permitiu explorar de maneira muito forte o modo como o corpo é percebido no espaço público. Dessa forma, as personagens puderam também se utilizar de um instrumento de denúncia. E, em adição, o próprio corpo delas se tornou uma ferramenta dessa narrativa. Em suma, convidamos essas mulheres a colaborar com o documentário de fato e isso nos trouxe ainda mais verdade e emoção”, diz Fernanda Frazão, também diretora do filme.

O evento será gratuito e pede apenas a doação voluntária de produtos de higiene pessoal que serão entregues à Ocupação Marielle Franco, no Centro do Recife. Para garantir o ingresso , basta apenas acessar o bit.ly/ChegadeFiuFiuRecife.

Exibição do documentário Chega de Fiu Fiu
73min | 2018 | Direção: Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão
Auditório do Porto Digital – Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife, Recife – PE
13 de junho, às 19h
Inscrições: bit.ly/ChegadeFiuFiuRecife