A partir desta quarta (13) até o póximo sábado (16), a Mostra Transterritorial de Cinema Underground do Recife – CINE UNDER aporta no Edifício Texas, no bairro da Boa Vista, apresentando um panorama da produção cinematográfica que caminha ao largo do mainstream.

Ao longo de 11 sessões (que são gratuitas e tem lotação máxima de 50 pessoas), com a programação de cada noite começando sempre às 18h, serão exibidos nove curtas e 11 longas, que trazem como marca o que o conceito undeground pode abarcar: desde produções esteticamente experimentais ou àquelas que estão à margem dos grandes circuitos.

Produções pernambucanas estarão em exibição, assim como de outros estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Matogrosso. Em geral, as sessões são de filmes contemporâneos, com exceção de dois: A Hora dos Fornos, produção argentina de 1968, dirigida por Fernando “Pino” Solanas, e Manhã Cinzenta, curta de Olney São Paulo, de 1969.

“Manhã Cinzenta” (1969), de Olney São Paulo, será exibido (Foto: Reprodução)

Com isso, “pensando em uma maior inserção da produção local, mas sem deixar de lado o que é produzido mundialmente, achamos fundamental a manutenção desta janela de exibição de filmes na cidade”, informa a produção do festival.

FESTIVAL TRANSTERRITORIAL DO CINEMA UNDERGROUND – Surgiu há onze anos, em Buenos Aires (ARG), quando distintos grupos e coletivos audiovisuais decidiram criar um espaço de exibição para filmes de baixo orçamento que ficavam excluídos dos circuitos oficiais de produção e difusão.

Diante desta proposta, somaram-se diferentes espaços culturais à ideia do festival, levando à criação de uma rede simultânea e independente, hoje expandida a várias cidades da América Latina.

O festival hoje conta com sedes na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Uruguai e outras. Recife é a segunda cidade brasileira a se integrar à rede de produção do CINE UNDER, inserindo-se no processo transterritorial de exibição, debate e troca entre realizadores e público.

Mostra Transterritorial de Cinema Underground do Recife
Quarta (13) a sábado (16), a partir das 18h
Edifício Texas | Rua Rosário da Boa Vista, 263 – Boa Vista
Gratuito (sessões com lotação para 50 pessoas)
Informações: (081) 3031-9274

Texas: um casarão do século passado para comer, beber e respirar cultura