O ano de 2017 marca o centenário de nascimento do escritor, poeta, teatrólogo e dramaturgo Hermilo Borba Filho. E em seu penúltimo concerto da temporada de 2017, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) homenageia o autor, nesta quarta (22), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio.

A entrada para o concerto é gratuita e aberta ao público, com retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do Santa Isabel.

Sob a regência do maestro Marlos Nobre, a OSR abrirá a noite com Batuque, da quarta parte da obra Série Brasileira, do compositor, pianista, organista e regente brasileiro Alberto Nepomuceno, que viveu sua infância no Recife, seguindo aos 18 anos para Itália.

Hermilho Borba Filho é o homenageado da noite (Foto: Arquivo do Centro de Formação Apolo-Hermilo)

A Sinfonia nº 3 em Fá Maior, Opus 90A, do compositor alemão Johannes Brahms, será a segunda peça da noite. Ela é composta pos quatro movimentos. “O primeiro movimento da sinfonia, Allegro con brio, tem um desenvolvimento curto, enquanto o 2º movimento, Andante, é dominado por uma enorme serenidade”, explica Marlos Nobre.

“Já o 3º, Poco Allegretto, é construído a partir de um dos mais célebres temas líricos de Brahms e celebrado como umas das melodias mais belas criadas pelo compositor em toda a sua produção. O 4º e último movimento, Allegro, é um tremendo conflito de forças elementais. Somente no final, a calma retoma a música após uma grande tempestade”, completa o maestro.

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife em homenagem a Hermilo Borba Filho
Quarta-feira (22), às 20h
Teatro de Santa Isabel | Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Entrada franca (com retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro).