Potencializar o valor comercial do negócio, validar hipóteses de novos empreendimentos ou testar ideias recém-saídas da faculdade. Esses são alguns dos objetivos das 12 startups selecionadas para a nova turma do Mind the Bizz, programa promovido pelo Porto Digital, Cesar e Sebrae, que chega à sua quarta edição consolidado como uma referência na formação empreendedora para o ecossistema local.

As empresas participantes passarão por uma série de atividades práticas, mentorias com profissionais da área, além de contato com potenciais empresários para que adquiram uma formação voltada para a melhor formatação do seu negócio. Ao todo, 37 startups inscreveram-se no processo seletivo.

“Um dos pontos a se destacar nessa nova turma é que conseguimos mesclar o perfil dos empreendedores participantes. Temos num só grupo pessoas à frente de negócios com alto grau de maturidade que querem aproveitar a oportunidade do programa para se atualizar e também quem está começando e precisa de ajuda para desenvolver a ideia”, explica Breno Jaruzo, coordenador do programa.

O perfil das empresas também é variado – há desde empreendimentos com foco mais tradicional, voltados para a gestão da governança e com foco social, quanto soluções pensadas para nichos específicos, como surfistas e praticantes de meditação.

“Essa pluralidade é muito positiva para o programa, já que a troca de ideias é intensa e muitas empresas acabam se ajudando, crescendo juntas”, comenta Breno.

O primeiro encontro com as startups está marcado para o final do mês de setembro. “Estamos com a expectativa lá no alto para as próximas dez semanas. Queremos aparar as arestas e validar nosso projeto, e o Mind the Bizz vai ser perfeito pra isso. Fora que estar dentro do Porto Digital e ter contato com as equipes da Jump, do Sebrae e do CESAR vão fazer toda a diferença”, explica Tárcio Fonseca, um dos empreendedores da startup CMNO, uma das empresas selecionadas.

PRA CURTIR:
Porto Digital recebe mostra de cinema espanhol com entrada franca

Uma breve descrição das 12 empresas do Mind the Bizz 4:

BeTour
Guia turístico personalizado e customizado com várias funcionalidades tecnológicas, interativas e sociais, associados ao perfil do cliente, produzindo uma experiência conectada entre usuário e local

BIGG – Benchmark de Iniciativas de Governança e Gestão
O BIGG é um repositório digital de dados abertos sobre governança corporativa e gestão ambiental e social.

CMNO | Whatever it Takes
Plataforma de soluções ágeis em comunicação e tecnologia à base de educação. Usando cultura maker, hacker, DIY, integrada que entrega soluções prototipadas prontas para o mercado em apenas 5 dias.

Duoart
Um marketplace virtual de artesanatos sustentáveis, com curadoria, focado em vendas para o mercado nacional e internacional.

Id3a – Fábrica Digital
Conectar empresas de grande e médio porte com pessoas capazes de inovar através da utilização de espaços físicos e plataformas.

Lentus
Lentus é uma plataforma que facilita a prática da meditação, especialmente em grupo. O usuário pode engajar-se num grupo já existente ou criar o seu próprio. Reunindo-se, serão guiados por áudio.

Orb Estúdios
A Orb desenvolve experiências em realidade virtual. Otimizamos a visualização de ambientes para os nossos clientes. No ramo arquitetônico, por exemplo, conseguimos construir um showroom virtual.

Resolva Agora
Chatbot mediador de conflitos judiciais entre prestadoras de serviços e seus respectivos clientes. O acordo é fechado em pouco dias, 100% online, com valor judicial e sem burocracia!

Starphyre Music
Marketplace online para prestação de serviços musicais, permitindo interação entre profissionais da música

Surfguru
Surfguru é um site/app com o objetivo principal de fornecer a melhor previsão de ondas e vento para a prática do surf, kitesurf, bodyboard, mergulho

Sustentabilidade criativa
Rede social colaborativa e sustentável, integrada a um crowdfunding e a um portal de educação no nicho da sustentabilidade. Conectando empreendedores para desenvolver projetos de alto impacto social

Texto certo
Mapeamento de erros e consultoria de textos para trocas de mensagens mais claras, eficientes e produtivas.