O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) chega aos 87 anos de fundação com uma programação comemorativa que começa nesta terça (1º) e segue até a sexta (8). Serão apresentações musicais, exibições de filmes, debates e oficinas. Tudo de graça.

Este ano, o frevo ganha papel de destaque nos festejos. É que o III Encontro da Prática Instrumental do Frevo se integra ao aniversário do CPM e a programação é conjunta.

A abertura será às 15h desta terça (1º), com a exibição de 7 Corações, filme que tem à frente Maestro Spok, em diálogo com os mestres Ademir Araújo, Duda, Nunes, Clóvis Pereira, Zé Menezes, Edson Rodrigues e Guedes Peixoto.

Depois do filme, será organizado um bate-papo com alguns dos participantes do filme e o público, além da apresentação da Orquestra de Frevo do Conservatório Pernambucano de Música Maestro Duda, sob a batuta do professor Nino.

Maestro Duda, acompanhado de sua orquestra, encerrará a programação (Foto: Heudes Régis/JC Imagem)

As oficinas acontecem de quarta (2) até sexta (4), sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. Ministrarão as aulas os músicos Adelson Pereira (percussão), Costinha (sax), Marcos FM (orquestração), Nilson Amarante (trombone), Roque Netto (trompete) e Maestro Spok (prática orquestral). Para participar, as inscrições seguem até esta terça (1º).

Também se apresentarão, ao longo da programação, as orquestras Experimental da UFPE, Acadêmica do Paço do Frevo e Quebramar. Na quinta (3), às 19h, o professor Marcos FM lança o livro Arranjando Frevo-de-Rua. Logo em seguida, tem apresentação do Quinteto Spok e convidados.

Na sexta (4), último dia de programação, às 14h, acontece a mesa redonda “Caminhos do Frevo – Passado, Presente e Futuro”. Com mediação do professor Leonardo Saldanha, a mesa será um encontro entre diferentes gerações: Maestro Duda, Maestro Ademir Araújo, Maestro Edson Rodrigues, Maestro Spok, Getúlio Cavalcanti, Jota Michiles, Marcos FM e Henrique Albino.

O encerramento dos festejos ficará a cargo de Maestro Duda e sua Orquestra, às 19h.

Programação completa

Terça (1º)
15h – Cerimônia de abertura
15h30 – Exibição do filme 7 Corações
17h – Conversa sobre o filme 7 Corações, com protagonistas e plateia
19h30 – Orquestra de Frevo do CPM Maestro Duda (Regência: professor Nino)

Quarta (2)
9h às 12h / 14h às 17h – Oficinas
18h – Orquestra Experimental da UFPE (Regência: Nilson Amarante)
19h30 – Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo

Quinta (3)
9h às 12h – Oficinas
14h às 17h – Prática Orquestral com Maestro Spok
18h – Orquestra Quebramar
19h – Lançamento do Livro Arranjando Frevo-de- Rua, do professor Marcos FM
19h30 – Quinteto Spok e convidados

Sexta (4)
9h às 12h – Oficinas
14h às 17h – Mesa-redonda “Caminhos do Frevo – Passado, Presente e Futuro” – com Maestro Duda, Maestro Ademir Araújo, Maestro Edson Rodrigues, Maestro Spok, Getúlio Cavalcanti, Jota Michiles, Marcos FM e Henrique Albino e mediação do professor doutor Leonardo Saldanha
19h – Duda e sua orquestra (Regência: Maestro Duda)

SERVIÇO
Celebração dos 87 anos do Conservatório Pernambucano de Música/III Encontro da Prática Instrumental do Frevo
Terça (1º) a sexta (4)
Conservatório Pernambucano de Música | Av. João de Barros, 594, Santo Amaro
Entrada gratuita
Informações: (81) 3183-3400