Relembrando a paixão, morte e ressurreição de Cristo, o Conservatório Pernambucano de Música promove, nesta quarta (28), um concerto de Páscoa gratuito, em parceria com o Instituto Dom da Paz. Será às 19h30, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, bairro de São José.

Sob a regência do maestro José Renato Accioly, a Orquestra de Câmara de Pernambuco e solistas executarão músicas do período barroco, que falam sobre a trajetória de Jesus. A apresentação é dividida em duas partes.

“São composições barrocas do mesmo período da arquitetura da Concatedral de São Pedro dos Clérigos, tornando este evento único e usando a sonoridade que pertence à estrutura da igreja, que tem uma das melhores acústicas de Pernambuco”, detalha o regente José Renato, que comandará 28 músicos.

Maestro José Renato Accioly é o regente do concerto (Foto: Reprodução/Facebook)

A primeira parte do concerto se chama Membra Jesu Nostri, ciclo de sete pequenas cantatas dedicadas a uma parte do corpo crucificado de Jesus, com composições do organista alemão Dieterich Buxtehude. Cinco solistas cantarão sobre as feridas do Jesus na cruz e serão acompanhados pela orquestra.

Stabat Mater é o segundo momento, em que dois solistas cantarão sobre o momento em que Maria acolhe Jesus nos braços após ser retirado da cruz, assim como o seu sofrimento diante da morte do filho. As canções da segunda parte foram compostas pelo violinista italiano Giovanni Battista Pergolesi.

O evento tem apoio da Arquidiocese de Recife e Olinda, Oratório São Pedro dos Clérigos, Cepe e Fundarpe.

Concerto de Páscoa do Conservatório Pernambucano de Música
Quarta (28), às 19h30
Concatedral de São Pedro dos Clérigos | Pátio de São Pedro – São José
Aberto ao público