Falta um dia para começar o maior campeonato futebolístico do Planeta. A Copa do Mundo da Rússia já está batendo à porta. E no embalo de mais um torneio com a participação da Seleção Canarinha, o Arquivo Público, no bairro de São José, está com uma exposição que traz momentos importantes vividos pelo Brasil ao longo das décadas.

A Copa do Mundo nos Jornais de Pernambuco – Memórias de uma Paixão Nacional está aberta desde segunda (11) e ficará em cartaz até o dia 13 de julho. A mostra revive as brasileiras nas Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, por meio dos jornais do acervo da Hemeroteca do Arquivo. A visitação é gratuita.

Copa do Mundo: O dia em que o Recife recebeu a Seleção campeã de 1994

A vinda da seleção ao Recife após a conquista do tetra, em 1994 (Foto: Bela Paiva)

“A exposição é uma oportunidade de as pessoas conhecerem como se cobria a Copa do Mundo, algumas poderão relembrar momentos importantes e quem não conhece ou nunca viu, pode ver também como se fazia jornal em cada uma dessas épocas”, diz Félix Filho, diretor do Arquivo Público.

Outra Copa que estará representada na exposição é a de 1950, realizada no Brasil. Um dos motivos: “Nós tivemos um dos jogos dessa Copa realizado no Recife, além do que houve aquele desastre na final contra o Uruguai”, diz Félix referindo à histórica derrota seleção brasileira na ocasião.

(Foto: Bela Paiva)
(Foto: Bela Paiva)

“Outra curiosidade interessante é as pessoas também vão ver, nas matérias dos jornais, certas expressões que se usavam na época, como ‘peleja’, ‘cancha’”, continua Félix.

Exposição A Copa do Mundo nos Jornais de Pernambuco – Memórias de uma Paixão Nacional
11 de junho a 13 de julho de 2018
Arquivo Público  | Rua do Imperador Pedro II, 371 – São José
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h
Entrada gratuita