Quem pensa em fabricação digital imagina logo impressão 3D e as inúmeras possibilidades da ferramenta. Mas o universo maker vai muito além disso, como o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (LOUCo) do Porto Digital pretende mostrar no próximo Surto LOUCo, que vai apresentar a cortadora a laser.

A minioficina será realizada amanhã, terça-feira (27), das 17h às 19h. A inscrição custa R$ 22 e está disponível online.

Novas possibilidades

Voltada para os interessados em fabricação digital, empreendedores, profissionais e curiosos, a próxima edição da série de oficinas do Surto LOUCo irá abordar as possibilidades de utilização da cortadora a laser disponível no laboratório.

A equipe do LOUCo ainda repassará recomendações de segurança e uso de softwares específicos para usar a ferramenta – por isso, é importante que os participantes tenham algum conhecimento com programas vetoriais, como Illustrator, e levem seu próprio computador para o treinamento.

“Além de ser possível cortar e gravar materiais como papelão, MDF e acrílico, assim como realizar gravações em vidro e metal, a máquina ainda consegue produzir placas de circuito e projetos tridimensionais através de montagens”, comenta a coordenadora do laboratório, Tarciana Andrade.

“A cortadora consegue fazer qualquer tipo de corte, desde retos até mesmo orgânicos, aumentando o número de possibilidades para quem quer colocar sua ideia em prática.”

Para o Surto, os participantes do evento já podem baixar dois softwares que serão utilizados durante a oficina: o Slicer, da Autodesk, e o programa open source Inkscape. Ambos são gratuitos.

Surto LOUCo: oficina de cortadora a laser
Apolo 235 – Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife, Recife – PE

27 de fevereiro, das 17h às 19h
Inscrições: http://seliga.ai/surtocortadoralaser
Investimento: R$ 22
Slicer: http://seliga.ai/Slicer
Inkscape: http://seliga.ai/Inkscape