A utilização de criptomoedas (formato de moeda digital que utiliza a criptografia em transações financeiras) tem sido uma solução prática que vem sendo adotada em alguns estabelecimentos no Recife. Mesmo um mercado ainda tímido, é possível encontrar no Recife Antigo e Centro da Cidade alguns estabelecimentos que aderiram a essa forma de pagamento.

Apolo Beer Café, Açaí no Ponto (Paço Alfândega), Aquáticos Centro de Mergulho, La Douane Bistrot e Ticket Folia (Shopping Boa Vista) são os cinco estabelecimentos na região central da cidade que recebem pagamento em três formatos de criptmoeda: bitcoin, litecoin e bitcoin cash.

Como usar suas criptomoedas em Piedade e Candeias

O gerenciamento das transações é feito pela empresa CoinWISE, localizada no Recife Antigo. “O uso de criptmoedas permite que as transações sejam feitas de pessoa para pessoa, sem intermediários”, diz Wagner Santana, gerente de tecnologia da CoinWISE.

CoinWISE gerencia sistema de pagamento em criptmoedas (Foto: Reprodução/Facebook)

Nas transações convencionais (com cartão de crédito, por exemplo), o pagamento passa pelo estabelecimento onde se consome e depois pelo banco que opera a transação do cartão. “Isso torna o procedimento mais burocrático e caro, pois cada participante terá uma parcela de comissão a receber na transação”, informa Wagner.

Com a utilização de criptmoedas, é só escolher a forma de pagamento, o estabelecimento registra o valor no sistema, que gera um QR Code. Através de um aparelho móvel, o cliente captura o código e o pagamento é efetivado.

“Isso torna o pagamento em criptmoeda uma forma rápida, segura e barata de realizar esses pagamentos”, atesta Wagner.

Estabelecimentos

Quem sai ganhando, segundo Wagner, não é só o cliente. Ele acrescenta que os estabelecimentos também têm vantagens com a adoção das criptmoedas como forma de pagamento.

“Após o pagamento, o estabelecimento recebe o dinheiro na conta bancária em até 3 dias úteis, pagando uma taxa de apenas 1%. Quando o pagamento é feito com cartão de credito, o estabelecimento leva 30 dias pra receber o dinheiro e paga uma taxa que pode chegar de 3% a 5%”, explica Wagner.

Apolo Beer Café aceita o uso de criptomoedas como pagamento (Foto: Reprodução)

O Apolo Beer Café é um dos estabelecimentos que aderiu às criptmoedas. Desde o começo do ano, os clientes dispõem desta forma de pagamento. “A gente está numa região onde há muitas empresas de TI, que têm essa afinidade com essas soluções tecnológicas”, diz Raphael Vasconcelos, um dos sócios do Apolo Beer.

“Hoje, a gente recebe mas em bitcoins e em outras criptmoedas do que em (cartões de crédito) Dinners e American Express”, conta Raphael, ao informar que 1% do faturamento do Apolo vêm do pagamento em criptmoedas.