Cinquenta agentes de trânsito fazem parte de um esquema especial elaborado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para acompanhar a Corrida das Estações – Circuito Inverno, que acontece neste domingo (23), a partir das 6h30, com saída do Forte do Brum, no Bairro do Recife. Motoristas devem ficar atentos aos bloqueios e desvios montados pela CTTU para a viabilização da corrida.

O objetivo é orientar os motoristas e promover a segurança viária em toda área do evento. As operações devem ser encerradas às 9h30, horário previsto para a dispersão do público.

Corrida das Estações

A corrida terá dois percursos, de 10 km e 5 km, com início no Forte do Brum, na Avenida Militar. O trajeto mais longo segue pela Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte 12 de Setembro (Giratória), Cais de Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, com retorno pelo Viaduto Capitão Temudo, Avenida Engenheiro José Estelita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro e Cais do Apolo, com chegada no Forte do Brum.

Já para os participantes da corrida de 5 km, o percurso segue pelo Forte do Brum, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte 12 de Setembro (Giratória), Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro e retorno ao Forte do Brum.

Bloqueios

Os principais bloqueios serão montados no Largo do Cabanga, pontes 12 de Setembro (Giratória) e do Limoeiro, e ainda no acesso à Praça da República. A Avenida Sul também estará interditada a partir da Praça Sérgio Loreto, com possibilidade de desvio pela Rua da Concórdia e Avenida Dantas Barreto. Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José Estelita pelo Largo do Cabanga estará bloqueado, os condutores oriundos da Zona Sul devem seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro. Já quem estiver na área central e desejar seguir para a Zona Sul poderá utilizar a Rua Imperial como rota alternativa. Por último, também há opções de desvios para aqueles que desejam trafegar pelo centro. As ruas da Aurora (faixa da esquerda), Imperador e Siqueira Campos estarão abertas para a circulação e poderão ser utilizadas como rotas alternativas.

Recomendações

A CTTU orienta que, aqueles que puderem, evitem as vias do centro da cidade durante o horário do evento. Aos participantes, a orientação é de que cheguem cedo para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é irem grupo em um mesmo veículo. Os veículos que insistirem no estacionamento irregular serão autuados com multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Serviço:

Circuito das Estações – Inverno
Domingo (23),  das 6h30 às 9h
Bloqueios: Toda extensão da Avenida Engenheiro José Estelita, Cais de Santa Rita, Cais da Alfândega e Cais do Apolo;  Pontes do Limoeiro e 12 de Setembro (Giratória); Praça da República, Avenida Sul (a partir da Praça Sérgio Loreto), faixa da direita da Rua da Aurora e Avenida Martins de Barros.